segunda-feira, 8 de julho de 2019

Textual description of firstImageUrl

The Gardens Between

Em 2013 experimentei um jogo bem simples mas com uma qualidade gráfica impressionante que me deixou com esperança pelos seus próximos jogos. Não tardaram a fazer mais uma série de jogos fantásticos e agora em Maio a The Voxel Agents saíu-se com o deslumbrante The Gardens Between, uma aventura espectacular carregada de puzzles que se resolvem manipulando o tempo.


Um jogo que mais parece saído dos anos 80/90, uma homenagem à amizade e brincadeiras de dois míudos, Arina e Frendt, que se vêm de repente envolvidos numa série de aventuras num mundo de sonhos, onde todos os seus brinquedos passam a fazer parte do cenário que têm de atravessar até chegar ao portal que os levará para o próximo local onde têm ainda mais puzzles para resolver.


Estas pequenas ilhas carregadas de brinquedos estão também cheias de obstáculos, os quais devem ser ultrapassados manipulando o tempo. Ao tocar no ecrã e deslizar o dedo para a direita fazemos com que o tempo avance para a frente, e por conseguinte vemos os amiguinhos a caminhar pelos caminhos que têm na sua frente. Se deslizarmos o dedo para a esquerda, voltamos com o tempo para trás, fazendo com que os nossos amiguinhos façam marcha atrás, assim como tudo o que esteja a acontecer no ecrã ande também para trás.


Há alguns objectos especiais que o míudo pode manipular, que nos permitem manipular o tempo num determinado ponto no espaço, movendo apenas alguns objectos, não interferindo com o movimento dos míudos. E a míuda anda com uma lanterna especial, a qual deve ser carregada com uma luz mágica, que lhe permite afastar o nevoeiro que serve como obstáculo, ou activar pontes de luz para poderem ultrapassar alguns precipícios que lhes vão aparecer pela frente. A ideia é chegar com a lanterna acesa até ao topo da ilha, local onde colocarão a lanterna no portal, que assim activado os transportará para a próxima ilha.


Toda a mecânica do jogo é bem interessante, pois há que manipular o tempo de maneira a que uma espécie de robôs que por lá andam a passear, nos ajudem a levar a luz para certos locais chave, ajudando-nos assim a ultrapassar alguns dos obstáculos mais chatos do jogo.

Por vezes andaremos a manipular o tempo para interferir com um jogo de consola que está a passar numa tv, ou então para controlar uma gota de água que pode assim interagir com a electricidade, ou mesmo até para controlar objectos a boiar na água que podem servir de ponte de passagem.


Os puzzles são brilhantes e não precisamos de muitas tentativas até perceber como funcionam (sendo todos bem diferentes uns dos outros), e como ultrapassar um determinado nível. Pelo caminho vamos passando por um momento bem nostálgico onde nos vão passando à frente uma data de objectos e brinquedos da nossa infância, isto tudo acompanhado de uns gráficos com um visual incrível, e uma banda sonora que não deixará ninguém indiferente.

Chegado o final do jogo, compreendemos que história é esta que acabamos de viver, uma verdadeira homenagem à amizade na infância, e não podia deixar de referir todos os momentos com animações que vão contando pedaços da história, e os créditos que vêm acompanhados de uma música incrível, enquanto vamos vendo o nome de todas as pessoas responsáveis por este belíssimo jogo. The Gardens Between é mais um daqueles jogos candidatos para um dos melhores de 2019 sem qualquer dúvida. Não percam.


The Gardens Between na App Store

Tamanho: 747.4 MB


The Gardens Between - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário