segunda-feira, 15 de junho de 2015

Fallout Shelter

Acabadinho de aparecer na App Store, temos este Fallout Shelter da Bethesda Softworks, um jogo gratuito de gestão de tempo e recursos onde temos de construir um abrigo nuclear, e depois há que o povoar com sobreviventes e geri-lo da melhor forma possível para que se mantenham vivos e felizes.


Somos seleccionados pelas nossas excelentes capacidades como gestor, e é-nos atribuída uma caixa forte inserida numa montanha. Depois de escolhermos um número para a caixa forte, começamos a escolher sobreviventes que se encontram no exterior da montanha e a levá-los para dentro, para os seus compartimentos.

No início apenas temos a entrada da caixa forte, e um elevador para nos levar para o piso inferior. Há que criar novos compartimentos para os nossos sobreviventes, e como seria de esperar começamos logo por construir um compartimento com um gerador eléctrico, essencial para manter toda a caixa forte a funcionar, e depois um compartimento com camas para albergar o pessoal.

Mas as necessidades são bem mais vastas, e por isso temos que construir de imediato um compartimento para tratamento da água, algo muito raro num planeta assolado por radiação nuclear, e também um compartimento restaurante para preparar comida para os sobreviventes.


Estas são as necessidades básicas da caixa forte e temos de andar sempre atentos a estas 3 necessidades importantes, energia, água, e comida. A partir daqui vem a parte onde temos de gerir o pessoal, atribuíndo-os aos compartimentos mais adequados às suas capacidades. Cada sobrevivente tem melhores aptidões para umas coisas, ou são mais inteligentes, mais fortes, mais ágeis, etc, e por isso temos de arrastá-los com o dedo para cima do compartimento que melhor fará uso deles (o gerador requer pessoas fortes, o restaurante pessoas ágeis, e o tratamento de águas precisa de pessoas com boa percepção).

Outras coisas que podemos fazer é mandar sobreviventes com armas e protegidos por fatos e armaduras, para o exterior, de maneira a que o explorem e recolham objectos importantes, e até caps (a moeda usada para comprar coisas na caixa forte). Colocar um homem e uma mulher no compartimento com as camas pode levá-los a procriar, que será a forma ideal de aumentar a população, especialmente se tiverem ambos um carisma alto.


De vez em quando a nossa caixa forte poderá ser atacada por bandidos, e aí convém ter alguém na entrada da caixa forte a actuar como segurança, e devemos arrastar pessoas armadas para este local o mais rápido possível para que eliminem os intrusos. Temos de fazer o mesmo no caso da caixa forte ser invadida por uma praga de insectos mutantes, ou então enviar homens com extintores no caso de algum compartimento pegar fogo.

Como se pode ver pelas imagens, podemos construir imensas coisas e aumentar o tamanho do nosso abrigo até ao infinito. Há compartimentos médicos que produzem medicamentos anti radiação, há compartimentos de treino que nos permite melhorar as capacidades especiais de cada pessoa, para depois os realojarmos para compartimentos mais adequados, melhorando a eficiência e produção, etc, etc.

O jogo tem uns gráficos e aspecto visual bem interessante, sendo muito fácil navegar na caixa forte fazendo o gesto de pinça com os dedos, para fazer zoom in e zoom out, entrando e saíndo dos vários compartimentos. Como jogo gratuito funciona muito bem, e apenas precisará gastar dinheiro real quem quiser acelerar a construção da sua caixa forte, e acabar o jogo em poucas horas (o que é totalmente desnecessário e imprudente, pois não existem quaisquer temporizadores).

Está encontrado mais um jogo que nos vai roubar horas do nosso tempo (de preferência apenas alguns minutos por dia, mas isto vai de cada pessoa, como é óbvio). Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e instalem-no quando quiserem, que está grátis na App Store.


Fallout Shelter na App Store (Brasil)

Fallout Shelter na App Store (Portugal)

Tamanho: 200 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário