quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Textual description of firstImageUrl

National Geographic World Atlas

Hoje em dia podemos consultar facilmente qualquer mapa nos nossos smartphones, mas nada bate um verdadeiro Atlas do Mundo, como é o caso deste National Geographic World Atlas da National Geographic Society, uma app que está neste momento gratuita na App Store e que traz consigo vários mapas e as informações detalhadas das cidades e países do nosso planeta.


Ao abrirmos a app deparamo-nos com o bem conhecido globo terrestre azul, o qual pode ser rodado livremente, e fazendo o clássico gesto de pinça com dois dedos no ecrã podemos aumentar e diminuir o zoom, para visualizar qualquer local do planeta com maior detalhe.


Para além desta navegação livre sobre o mapa, é também possível pesquisar o local que queremos encontrar, bastando para isso tocar na lupa onde podemos fazer uma pesquisa por texto, ou então navegar por uma lista ordenada pelas várias nações do mundo e visualizar as cores das suas bandeiras.

Quando estamos a visualizar o mapa, temos disponível uma ferramenta interessante para medir a distância entre quaisquer dois pontos do planeta. Basta arrastar os dois círculos que temos em baixo no ecrã para qualquer local no mapa para visualizar esta informação em tempo real.


Ao tocarmos sobre uma qualquer cidade ou país, abre-se a informação detalhada sobre estes locais, sendo possível ficar a par de vários dados actualizados sobre a sua população, a economia, a hora local, o estado do tempo, e temos até uma calculadora para converter a nossa moeda para a moeda desse país.

É também aqui que podemos adicionar esse local aos nossos pontos favoritos (ou locais visitados), aparecendo depois no mapa, para que seja mais fácil encontrar posteriormente. A app permite que se activem e desactivem várias camadas no mapa, como é o caso destes pontos de locais favoritos.


Para além do mapa clássico, temos também um mapa de papel acastanhado a fazer lembrar os antigos mapas usados para navegar os mares, e dois mapas do Bing, um com a vista de satélite e outro com a vista das estradas.

A app permite ainda que estes mapas sejam descarregados para o iPhone, não sendo assim necessária uma ligação constante à internet, ficando disponíveis de forma offline (ideal para quem vai viajar, ou para quem não tem sempre presente uma ligação WiFi com internet).

Seja para curiosos, estudantes ou professores, este Atlas da National Geographic está muito bem concebido, e vale a pena ter instalado no iPhone, pois é um Atlas de bolso extremamente completo e bonito.


National Geographic World Atlas na App Store (Brasil)

National Geographic World Atlas na App Store (Portugal)


Tamanho: 203 MB

3 comentários :

  1. Este blog é óptimo e tem-me dado imensas alegrias com as apps que me tem mostrado. No entanto, há um detalhe que podia ser melhorado: indicar o tamanho das apps.

    É que algumas são tão grandes que nem vale a pena abrir a Store!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas palavras de apreço, João. :)

    Eu acho que vale sempre a pena abrir a App Store, nem que seja no iTunes, para instalar a app enquanto está gratuita (quando é o caso), e depois instalar mais tarde no iPhone.

    No entanto, vou ver a melhor maneira de passar a ter essa indicação junto com os posts das apps, para que não seja necessário abrir a App Store quando o tamanho é superior ao permitido para fazer download através dos dados mobile.

    ResponderEliminar