sexta-feira, 24 de março de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cosmic Express

Desenhar linhas de comboio no espaço para levar passageiros alienígenas até ao seu destino é a proposta deste Cosmic Express da Draknek Limited, um jogo indie aclamado nos vários festivais por onde passou, que aterrou a semana passada na App Store.


O objectivo deste simpático e belíssimo quebra cabeças é levar o comboio espacial do ponto A ao ponto B, e pelo caminho transportar os alienígenas para as suas casas. Cada alienígena tem a sua cor (um é laranja, outro roxo, outro verde, etc), e devem ser transportados para a casa da mesma cor que se encontra algures no terreno.


Regra geral, o caminho mais curto não é a solução, de todo. Depressa percebemos que temos de fazer um zigue-zague doido com as linhas de comboio, para chegar a todos os alienígenas e suas respectivas casas, e conseguir chegar ao túnel de saída, que nos leva para os próximos níveis.


O problema é que não podemos passar por cima da linha, por isso teremos que pensar muito bem no caminho a desenhar com o dedo, para chegar à solução do nível em questão. Os níveis estão distribuídos por constelações, e cada constelação introduz uma mecânica diferente. Nas primeiras apenas temos que nos preocupar com as cores dos aliens, e com um único lugar no comboio, mas num instante passamos a ter mais lugares no comboio, linhas que podem ser atravessadas, mais obstáculos, alienígenas verdes pegajosos que sujam o comboio (fazendo com que outros não queiram viajar a seguir a estes), portais de teletransporte, etc, etc.


A progressão no jogo vai-se fazendo a um bom ritmo, e as novas mecânicas são introduzidas devagarinho, como deve ser. Mas se por acaso ficarmos empatados em algum nível, há a possibilidade de desbloquear todos os níveis de uma vez (passando pelas definições), e assim ficaremos livres para saltitar de nível em nível à vontade, dentro de cada constelação.


São ao todo mais de uma centena de puzzles para resolver, e acreditem que alguns são bastante desafiantes. Como não há tempo limite, podemos explorar à vontade, desenhando e apagando linhas, ou mesmo começando de novo tocando no botão de UNDO, até chegarmos à solução final.

Alguns níveis têm mais que uma saída, o que nos obriga a jogá-los de novo, encontrando uma solução diferente desta segunda vez que o jogarmos. Os gráficos estão muito bem conseguidos, estando os aliens e objectos completamente animados, e para além de uma banda sonora de fundo, todos os aliens fazem os seus próprios ruídos, assim como o comboio, o que dá bastante vida ao jogo. Podem ver aqui em baixo a trailer do jogo, e se forem fãs de quebra cabeças como eu, vão adorar com toda a certeza este Cosmic Express.


Cosmic Express na App Store

Tamanho: 213 MB




Cosmic Express - Rating: 4,5

Sem comentários :

Enviar um comentário