terça-feira, 22 de maio de 2018

Textual description of firstImageUrl

Samsara - Stones of Eternity

Belíssimo jogo gratuito que fui descobrir esta semana na App Store foi este Samsara - Stones of Eternity de Jeung Hee Kim, onde temos de combinar 3 ou mais pedras idênticas em linha ou coluna para as eliminar do ecrã. Mas não pensem que se trata de um clássico jogo match-3, que aqui a mecânica é bem mais interessante com um sistema cíclico inovador para os números.


Temos aqui vários modos de jogo para experimentar, mas o principal e mais básico põe-nos a jogar num quadro configurado em 3 por 3, onde temos 9 pedras numeradas à nossa frente. Cada número tem uma cor diferente para nos ajudar a visualizar melhor o que temos de fazer, e a ideia é combinar 3 ou mais pedras da mesma cor (ou número) em linha ou coluna para que sejam retiradas do quadro.

Quando tivermos uma linha ou coluna pronta a ser eliminada basta tocar numa das pedras correspondentes e assim desaparecem do ecrã. Mas a mecânica do jogo é que é qualquer coisa de fantástico, onde basta tocar numa pedra para esta saltar para o próximo número (de 0 a 3 no modo 3v3).

Portanto, tocando num 0 este passa a 1, e por aí fora até tocarmos num 3, que voltará novamente a zero. Se tocarmos numa pedra que tenha ao seu lado (ou na mesma cadeia) uma pedra com o mesmo número, elas mudam todas em conformidade para o próximo número do ciclo.

O tutorial explica bem o funcionamento do jogo, e é algo que aprendemos em poucos segundos, de tão simples que é. Mas o desafio, esse é bem real, que temos aqui um quebra cabeças que nos vai pôr a jogar bem devagarinho e a puxar pela cabeça.


É claro que depois há modos de jogo mais avançados como por exemplo um com o tempo em contagem decrescente, para quem já é Pró nestas coisas e gosta do desafio extra da pressão do relógio ali a contar em direcção ao zero.

Quando já formos experientes o suficiente podemos avançar para o modo 6v6, onde temos um quadro de 6 por 6 pedras, e onde podem ser desbloqueados certos poderes, umas pedras especiais que eliminam várias pedras do ecrã ao mesmo tempo. Também passamos a contar com pedras fantasma que só podem ser eliminadas com uma combinação da mesma cor a acontecer ao seu lado, etc, etc.

O jogo é compatível com iPhone, iPad, e Apple Watch, como se pode ver pelas imagens aqui em cima. E tenho-vos a dizer que é dos jogos mais bem conseguidos que já vi num Apple Watch, ainda para mais contando com opções de poupança de bateria, cortando nos efeitos especiais ou no Frame Rate.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação do jogo, e experimentem vocês mesmos o que é um jogo match-3 bem mais desafiante dos jogos do costume. O jogo não tem qualquer publicidade, e conta ainda com temas extra para um desafio acrescido, como é o caso de jogar com dados ou mesmo com uma família de pássaros.


Samsara - Stones of Eternity na App Store

Tamanho: 61 MB






Samsara - Stones of Eternity - Rating: 4,5

Sem comentários :

Enviar um comentário