quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Textual description of firstImageUrl

Typoman Mobile

Um jogo premiado em vários festivais e publicações, que já foi lançado há uns anos para PCs e consolas, chega-nos agora aos nossos iPhones, e que maravilha de jogo este. Estou a falar de Typoman Mobile da BAITIAN TECHNOLOGY LIMITED, um jogo gratuito de plataformas e puzzles com um ambiente misterioso e assustador que nos deixa brincar com as palavras para manipular aquilo que acontece no mundo.


Tudo neste jogo grita qualidade, desde o aspecto gráfico, à sua banda sonora incrível, e ao engenho na criação das animações e acontecimentos. Imaginem que começamos com uma simples bola no ecrã, a qual podemos rolar livremente, até que encontramos uma letra E. De repente percebemos que a bola é a letra O, que se coloca de imediato por cima da letra E, o que nos permite saltar, como se o E fosse uma mola. Junta-se a isto mais duas letras, e num abrir e fechar de olhos temos à nossa frente um personagem com pernas para correr e saltar, e um braço para agarrar e manipular objectos.

Não sabemos muito bem o que fazer, a não ser seguir em frente (neste caso para a direita), e tentar ultrapassar os obstáculos e evitar os perigos que vamos encontrando pelo caminho. Depressa percebemos que este mundo está carregado de letras, e arranjar estas letras de maneira formar certas palavras podem alterar o comportamento de objectos e estruturas, e até do mundo e certas criaturas.


Por exemplo, chegando perto de uma plataforma, ou um portão que nos bloqueia o caminho, podemos ver que existe um interruptor e duas letras por ali espalhadas, um N e um O. Ao juntarmos estas duas letras, O e N, criamos a palavra ON, que arrastada para perto do interruptor faz com que este se active e a plataforma se eleve, ou o portão se abra, permitindo-nos passar para o outro lado.

Este sistema de criar certas palavras está espalhado pelo jogo todo, algumas vezes servindo de dica para aquilo que temos de fazer, como por exemplo RUN, que nos diz claramente para correr e fugir da criatura enorme que aparece no ecrã fazendo tremer o chão com os seus berros. O ambiente escuro e estas criaturas temíveis fazem lembrar em grande parte o também excelente LIMBO, que recomendo vivamente a toda a gente.



O único senão deste sistema inteligente de criar palavras para manipular aquilo que acontece no ecrã é o facto de estar apenas em inglês, e portanto há que ter algum conhecimento da língua inglesa, ou então se isso não for o nosso forte, tentar optar pelas dicas que nos ajudarão com a indicação das palavras a formar e outras ajudas. Como jogo gratuito que é, podemos visualizar vídeos com publicidade para aceder a estas pistas, coisa que aparece de qualquer maneira de vez em quando sempre que morremos.

Há aqui uma bela história para descobrir, e um jogo de plataformas lindíssimo para explorar. Com um sistema que nos obriga a pensar fora da caixa para deduzirmos quais as palavras a criar em cada momento, este é um jogo que não largará o meu iPhone tão cedo, pelo menos enquanto não chegar ao fim de todo este mistério, que já me deixou agarrado e super interessado. Esperto que tenha o mesmo efeito em vocês que este é mesmo um jogo de grande qualidade.


Typoman Mobile na App Store

Tamanho: 1.2 GB

Sem comentários :

Enviar um comentário