sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Antidote

Algo que seria apenas possível na idade média está agora bem presente nos dias de hoje, que é o ataque à ciência, e em particular o ataque às vacinas, que é actualmente um dos grandes flagelos da humanidade. Para chamar à atenção deste problema e combater a desinformação perigosa, a Finlandesa Psyon Games criou o premiado Antidote, um jogo de defesa e estratégia que nos põe ao nível microscópico no interior do corpo humano a combater infecções de vírus e bactérias.


Aconteceu um acidente no laboratório, e os vírus e bactérias estão todos soltos e a criar o caos. Cabe-nos a nós assumir o controlo das defesas do corpo humano, e juntos combater este grande perigo que quer destruir a grande e vital célula estaminal.

Este é um jogo do género Tower Defense, que é o tipo de jogo preferido aqui do Apps do iPhone, onde teremos que colocar glóbulos brancos a barrar o caminho dos vírus e bactérias, atrasando a sua caminhada e ataque à célula estaminal.


As células indiferenciadas que colocamos no caminho podem ser transformadas em células comilonas que se alimentam de bactérias e vírus, em células que geram açucar essencial para poder criar novas defesas, entre outros tipos de células eficazes no combate aos vírus e bactérias.

Passados os níveis do tutorial, o jogo começa a expandir e passamos a ter um jogo de Tower Defense onde teremos que criar o caminho ideal para que os maus da fita tenham a sua viagem através do corpo humano bem atrasada, que quanto mais tempo eles demorarem a fazer a caminhada, mais tempo temos para os atacar com as nossas defesas.


O jogo é todo ele inspirado na ciência, e portanto há muita coisa a aprender com o jogo, seja na apresentação dos novos perigos ou soluções de defesa, ou mesmo no manual onde podemos ler mais sobre as toxinas, o sam (salmonella), e demais vírus e bicharada que vão surgindo.

Este jogo foi premiado por uma associação ligada ao plano de vacinação na Finlândia, e apareceu até mencionado no site da Organização Mundial da Saúde num artigo sobre o perigo da resistência aos antibióticos, que é algo bem real, e é por isso que devemos respeitar as indicações do médico acerca da toma dos antibióticos.

As vacinas têm vindo a diminuir a mortalidade no mundo já há muitos anos, e só agora recentemente é que temos vindo a ter mais mortes e pessoas contaminadas com doenças que estavam quase erradicadas, tudo por culpa de pessoas mal informadas e populismo baseado no medo e ignorância. Que este jogo sirva para trazer alguma luz e informação, e ao mesmo tempo ajudar a puxar pela cabeça, pois temos aqui um belíssimo e divertido jogo de estratégia.


Antidote na App Store

Tamanho:




Sem comentários :

Enviar um comentário