segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Textual description of firstImageUrl

Starbeard

Há por aqui fãs de jogos do género Match-3? Não, nada de Candy Crush nem Bejeweled, mas sim algo completamente novo e genial, que adiciona um pouco do género Roguelike para uma mistura divertida e bem desafiante. Estou a falar do recém chegado Starbeard da Jolly Good Games Limited, um jogo que vos vai deixar de queixo caído de tão espectacular que é.


Há jogos incríveis, e posso dizer que este Starbeard está lá bem no topo com os melhores. Para alguns ouvir a palavra Match-3 é razão para fugir a sete pés, e para outros é razão para perderem horas e horas da sua vida de volta de um jogo. O que é certo é que se gostam de pôr a cabeça a funcionar e apreciam a aventura e desafio que proporciona um bom Roguelike, então este é um jogo que vão adorar.

Gnomos no espaço é a moda do dia, especialmente gnomos que têm de cuidar dos seus jardins plantados em vários planetas espalhados por essa galáxia fora. O problema é que os seus jardins estão a ser invadidos por pestes, desde insectos alienígenas a sapos, aranhas, etc, etc. Cabe-nos a nós atravessar um portal e viajar para esses planetas para nos livrarmos das pestes que ameaçam destruir as nossas queridas flores espaciais, e ao mesmo tempo, salvar a galáxia, duh!

A mecânica do jogo leva alguns minutos a apanhar-lhe o jeito, mas depressinha ficamos enrolados no seu esquema bem pensado, e não vamos querer pousar o jogo tão cedo. Cada planeta tem um diferente tipo de pestes, com ataques e movimentos distintos, e que se misturam com as peças a combinar (sol, estrela e lua).

Cada gnomo tem uma cor específica que coincide com a cor ora da estrela ou da lua ou do sol, e isto é importante porque o próprio gnomo pode ser usado para fazer combinação com 2 peças da sua cor. Mas isto é um pormenor, porque o que vamos andar a fazer mais é combinar estas peças às 3 de cada vez, ou mais, para cumprir o objectivo pedido.


E o objectivo é sempre aleatório, e pode variar entre combinar 15 luas, ou destruir 6 pestes, ou mesmo aguentar 5 turnos sem morrer. E com morrer quero dizer, não perder todas as flores do jardim, que se encontram na parte inferior do tabuleiro, e também fazer parte do jogo. Mas este é um jogo por turnos, e na nossa vez apenas podemos fazer 3 movimentos, e depois é a ver do adversário que acrescenta uma linha de peças e pestes no topo, arrastando tudo uma casa para baixo (se alguma peça tocar no fundo, perdemos uma flôr).

Perder todas flores faz com que percamos o desafio, e teremos que recomeçar a defesa desse planeta novamente. Mas isso é algo que todos os jogadores de Roguelikes já estão habituados, recomeçar um jogo, melhorar os seus poderes, conseguir novos gnomos e ir progredindo dessa forma. Eu falei em poderes, pois é, sem os poderes não conseguíamos fazer grande coisa, pois é com eles que vamos poder destruir as pestes e conseguir concluir os desatios que temos pela frente.

Há que combinar os elementos para carregar estes poderes, que podem depois ser activados nos botões em baixo. Fazer combinações e usar os poderes, esta é a estratégia essencial para nos levar ao sucesso. Cada gnomo tem poderes diferentes, e por isso há que experimentá-los todos à medida que os vamos desbloqueando.

Não há dúvidas que estamos perante um jogo muito bem concebido, daqueles que não queremos pousar, e vamos repetir vezes e vezes sem conta. Os combates não duram muito tempo, mas se por acaso nos demorarmos é só pousar o iPhone, que quando voltarmos o combate que ficou a meio está lá à nossa espera. Este é um jogo pago, por um preço bem baixo, sem quaisquer compras in-app nem publicidade, e que recomendo vivamente.


Starbeard na App Store

Tamanho: 334.3 MB

Sem comentários :

Publicar um comentário