quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Textual description of firstImageUrl

O Corpo

Como eu gostava de voltar a ser míudo e poder ter e experimentar apps interactivas como O Corpo da Tinybop, onde poderia explorar e ver como funciona o corpo humano de uma forma interactiva e bem divertida.


Nesta app, que é dirigida especialmente para os mais novos (com mais de 4 anos), podemos explorar os diferentes sistemas que compõem o corpo humano, desde o sistema circulatório, ao respiratório, digestivo, nervoso, ósseo, urinário, e muscular (o sistema reprodutor está disponível como compra in-app).

Num menu do lado esquerdo podemos activar e desactivar os diferentes sistemas, podendo tê-los todos activos para ver o corpo humano em funcionamento pleno, onde se pode ver o corpo animado, a respirar, com o coração a bater, etc. Neste menu podemos ainda optar por ter os sons activos ou não, e ainda activar as legendas (em Português) que aparecem em vários cenários para nos dar algum entendimento daquilo que estamos a visualizar.


Se estivermos a visualizar um dos sistemas em particular, é possível interagir com o corpo para perceber o seu funcionamento. No sistema nervoso podemos espetar uma agulha em diferentes partes do corpo e ver os sinais nervosos a caminharem até ao cérebro, no sistema digestivo é possível colocar comida na boca, e vê-la a passar pelo estômago, intestinos, etc.

Em cada um destes sistemas podemos aprofundarmo-nos ainda mais, onde é possível ver o funcionamento de alguns orgãos em particular. É possível ver o coração a bombear sangue, onde podemos acelerar o corpo humano e ver qual o efeito na circulação sanguínea, e também na respiração. Podemos ver como funciona a visão (acede à câmara fotográfica para nos mostrar como funciona o olho), a audição, onde se podem ouvir vários instrumentos musicais, inclusive a nossa própria voz através do microfone, e ainda tocar nas diferentes partes do cérebro para que nos sejam reveladas para que servem, mostrando-nos fotografias da camera roll, contas matemáticas, e a nossa localização no mapa.

A app não explica grande coisa, não há descrições extensas sobre nada, tirando algumas legendas, e assume-se que a criança terá que explorar e interagir com o corpo humano para perceber o seu funcionamento. Existe no entanto a possibilidade de criar vários utilizadores, inclusive os pais, que têm a sua própria área protegida por password, onde podem gravar mensagens de resposta às questões dos filhos, que podem ser também gravadas em qualquer área da app, bastando manter o dedo durante alguns segundos no ecrã.

Para crianças acima dos 4 anos até aos adultos mais curiosos, esta app está muito bem conseguida, e há aqui muita coisa para explorar sobre o corpo humano. O sistema reprodutor pode ser desbloqueado através de uma compra in-app, mas no geral a app vale bem a pena pelos conteúdos que traz de origem. Aproveitem para a instalar já hoje, num iPhone ou iPad, enquanto está gratuita na App Store.


O Corpo na App Store (Brasil)

O Corpo na App Store (Portugal)

Tamanho: 325 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário