quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Textual description of firstImageUrl

Google Tradutor

Sempre tive apps de tradução instaladas no iPhone, como o Tradutor de Viagem, essencial para quando não temos acesso à internet, ou a Word Lens, ideal para ler sinais e menus nos restaurantes. A Google Tradutor da Google Inc., também faz parte da pasta de apps de viagem no meu iPhone, mas com a última actualização passou a ser uma das apps mais importantes.



Para além da tradução de texto em 90 línguas diferentes (e também texto escrito à mão), agora é possível estabelecer uma conversa com alguém, sendo a tradução feita em tempo real, bastando para isso tocar no ícone do microfone, e falar normalmente, um de cada vez, que a app detecta automaticamente qual a língua falada por cada um dos intervenientes, e é ouvida de imediato a tradução.

Com a compra da Word Lens pela Google, já se esperava este momento, a tradução de texto em tempo real usando a câmara também chegou ao Google Tradutor, bastando tocar no ícone da câmara, apontar o iPhone para o texto a traduzir, e pode-se ver sobreposta sobre a imagem a tradução, quase como que por magia.

A opção da Word Lens funciona mesmo sem uma ligação à internet, e apenas entre as seguintes línguas: Inglês/Francês, Inglês/Alemão, Inglês/Italiano, Inglês/Português, Inglês/Russo, Inglês/Espanhol, e isto para texto bem legível (nada de texto escrito à mão).

Existe no entanto um modo de Câmara, que nos permite tirar uma foto a qualquer texto, onde podemos depois seleccionar com o dedo a parte que nos interessa do mesmo, e obter assim a respectiva tradução (disponível em 36 línguas diferentes).

Deixo-vos aqui em baixo um vídeo que nos mostra a tradução em tempo real de uma conversa ao balcão de um café, onde se pode ver como tudo se processa tão rápido. Para usar este modo convém falar claramente para o microfone, senão corremos o risco de ouvir umas quantas traduções hilariantes. Experimentem vocês mesmos, que a app é gratuita, e é mesmo obrigatória de ter instalada num iPhone.


Google Tradutor na App Store (Brasil)

Google Tradutor na App Store (Portugal)

Tamanho: 24.4 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário