sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Textual description of firstImageUrl

Rabbids Coding

O jogo Raving Rabbids era uma das melhores coisas da Wii, excelente para jogar com vários amigos em frente à TV para soltar umas gargalhadas bem sonoras. Para quem quiser dar os primeiros passos no mundo da programação e lógica, Rabbids Coding da UBISOFT, é uma maneira espectacular para começar e podem encontrá-lo hoje grátis na App Store.



Da mesma maneira que os jogos Human Resource Machine ou 7 Billion Humans, este Rabbids Coding é uma maneira bem divertida de aprender jogando, colocando blocos com comandos por ordem no ecrã de maneira a chegarmos ao resultado que queremos. É mais um jogo de lógica e entretenimento do que os jogos do Swift Playgrounds, onde aprendemos de facto sintaxe e programação.

Apesar de parecer que estamos apenas a resolver puzzles e quebra cabeças, no fundo acabamos por aprender muitos conceitos que são usados em ambientes reais de programação. Aquelas coisas mais básicas como comandos de repetição para poupar blocos de código, ou comandos em que apenas se faz uma coisa se uma qualquer condição for válida, etc.

Neste tresloucado jogo, e como em qualquer jogo que envolva estes coelhos loucos, temos os raving rabbids à solta na estação espacial a fazerem os estragos do costume. Cabe-nos a nós a tarefa de enviá-los para fora da estação espacial através de umas máquinas de lavar roupa, que não são mais que portais para os teletransportar dali para fora.


Podemos fazer isto de várias maneiras, ou comandando os coelhos que têm na sua cabeça um capacete de controlo mental, ou utilizando o robô que os agarra com a sua garra e os leva até à máquina de lavar roupa, ou simplesmente colocando salsichas perto das máquinas, o que faz com que eles sejam atraídos até esse local, e puft, lá vão eles embora.

Há outras tarefas como por exemplo usar o robô para aspirar os objectos que os coelhos deixam espalhados pela estação espacial, mas o conceito é sempre o mesmo, utilizar os blocos com comandos que temos disponíveis em baixo para comandar ora o robô ou o coelho.

Isto é tão simples como arrastar um bloco com um comando para o espaço imediatamente acima, pela ordem que queremos que tudo aconteça, e fazê-lo com o menor número de blocos possível para conseguir as 3 estrelas em cada nível. Os primeiros 10 níveis são em modo tutorial, onde são explicados os conceitos, mas de seguida já começamos a ter de utilizar blocos de repetição para poupar blocos, e a dificuldade começa a subir a partir desse momento.

O jogo é gratuito e está recomendado para crianças a partir dos 7 anos. Temos cerca de 32 puzzles para resolver, e no final desbloqueamos um modo de caixa de areia onde podemos fazer o que nos apetecer com os blocos. No final podem ter a certeza que aprenderam bastante sobre lógica, ciclos, algoritmos, e no geral, programação.


Rabbids Coding na App Store

Tamanho: 463.2 MB


Sem comentários :

Enviar um comentário