segunda-feira, 29 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Bokeh Lens

Com as duas câmaras na traseira do iPhone 7 Plus conseguem-se fotos fantásticas em modo de retrato, comparáveis às fotos que se conseguem as com as máquinas fotográficas manuais SLR. Mas nem toda a gente tem um iPhone 7 Plus, por isso há que usar ferramentas extra como esta Bokeh Lens da StudioTIMO, uma app que está hoje grátis na App Store e nos permite criar o efeito de fundo desfocado que se consegue naturalmente numa SLR.



Esta não é das apps mais complexas, nem vem carregada de efeitos especiais e filtros que podem depois ser aplicados à imagem. Para isso há milhares de apps excelentes que podem tirar da App Store, e que com toda a certeza já têm instaladas no vosso iPhone.

O que esta app tem de bom é mesmo os seus controlos para criar a máscara do objecto a manter focado. Entrando no modo de pintura da máscara a vermelho, basta deslizar o dedo sobre o objecto a pintar, sendo possível ajustar o tamanho do pincel.

Muito importante é a possibilidade que temos de pintar a máscar com bastante detalhe, bastando para isso fazer zoom in à imagem efectuando o movimento de pinça com dois dedos, percebendo de imediato que surge no ecrã uma nova janelinha onde se pode ver com maior detalhe a zona por onde estamos a passar com o dedo (que normalmente não conseguimos ver porque o dedo está imediatamente por cima).

É de notar que esta app não faz o ajuste automático da máscara em redor do objecto pintado, como acontece em outras apps do género, mas como normalmente os resultados deste automatismo tanto podem funcionar bem ou mal, aprecio mais um bom modo manual, do que andar ali para trás e para a frente à espera que a app consiga atinar com o modo automático.

Depois de criada a máscara, podemos afinar o efeito de desfocagem do fundo, focando ou desfocando mais (não exagerar para não ficar demasiado irrealista), e também afinar o tamanho da fronteira entre as bordas da máscara e o fundo da imagem desfocado.

Para fotos de retrato é muito útil usar este tipo de ferramenta. Os rostos das pessoas ganham outra vida depois de criado este efeito de Bokeh bem conhecido das máquinas fotográficas SLR. Por isso, apliquem a máscara, desfoquem o fundo, e depois passem pela vossa app de filtros preferida, e vão ver como nem vão reconhecer a foto no final.


Bokeh Lens na App Store

Tamanho: 3.9 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário