segunda-feira, 8 de maio de 2017

Textual description of firstImageUrl

Cluedo: The Classic Mystery Game

Antes de conhecer o fantástico Murder para o Commodore Amiga, era completamente viciado num jogo de tabuleiro vindo de Espanha chamado Cluedo onde tínhamos de descobrir que pessoa tinha cometido um homicídio, em que local da mansão, e qual a arma usada no crime. Esse jogo chegou finalmente em Janeiro para iPhone e iPad pelas mãos da Marmalade Game Studio, chama-se Cluedo: The Classic Mystery Game e está neste momento em promoção por 1€.


Já tinha há uns anos instalado no iPhone o original Cluedo, que acabou por ser retirado pela Electronic Arts, como já é costume naquela casa, infelizmente (a retirada de jogos sem qualquer explicação). Este era mais virado para o lado do detective, onde tínhamos de fazer perguntas a todas as pessoas da mansão, e procurar provas investigando todos os locais e objectos de acordo com as pistas dadas pelas pessoas.

No caso deste Cluedo: The Classic Mystery Game, estamos perante a versão original de tabuleiro da Hasbro, onde temos as peças dos personagens para navegar pela mansão, as cartas com os suspeitos, armas do crime, e vários locais da mansão.

Para quem já conhece o jogo de tabuleiro, já sabe com o que pode contar, e mesmo jogando sozinho contra o computador, é extremamente divertido. Para aqueles que não conhecem, eu explico brevemente do que se trata.

Trata-se de uma simulação autêntica do jogo de tabuleiro da Hasbro, como se estivessemos de facto a jogar frente a frente com outros jogadores. No início do jogo são retiradas 3 cartas aleatóriamente, com o criminoso, a arma do crime, e o local onde foi cometido o crime.

Depois são entregues cartas a todos os jogadores, as quais nada têm a ver com o crime. Para descobrir o criminoso teremos que ir por um processo de eliminação, arriscando hipóteses, como por exemplo navegando até à sala de jantar com o nosso boneco e dizendo "acho que foi o senhor Green que cometeu o crime, usando uma pistola, na sala de jantar".

Os outros jogadores terão de nos dar pistas, caso tenham alguma carta na mão referida pela nossa hipótese, e se for esse o caso terão de nos mostrar a carta que foi referida por nós, o que nos permite saber que tal arma, pessoa ou local, não têm nada a ver com o crime em questão.

Para nos ajudar temos um bloco de notas que se vai preenchendo automáticamente com as pistas que vamos recebendo dos outros jogadores (assim como das próprias cartas que temos nas mãos), e no qual podemos também tomar notas importantes para nos ajudar na dedução de quem cometeu o crime, onde e como.

Com a promessa da uma versão multijogador a caminho, esta promoção tornou o jogo ainda mais apetecível. Se gostam de resolver mistérios através da dedução lógica, qual Poirot, Agatha Christie, ou Jessica Fletcher, então não vão querer deixar passar este magnífico jogo ao lado. Especialmente porque vem acompanhado de uns gráficos muito bem desenhados, e uns efeitos sonoros e música bem concebidos que nos transportam para o ambiente de um belo thriller do cinema.


Cluedo: The Classic Mystery Game na App Store

Tamanho: 359 MB




Cluedo: The Classic Mystery Game - Rating: 4

Sem comentários :

Enviar um comentário