quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Hawkeye Access

Especialmente direccionada para pessoas com problemas motores, mas também para qualquer fã de avanços tecnológicos em geral, Hawkeye Access da Hawkeye Labs, Inc., é uma app espectacular e super inovadora que podem encontrar grátis na App Store, e que vai mudar com toda a certeza a vida de muita gente para melhor.


Quando foram apresentadas as novas funcionalidades da câmara frontal TrueDepth do iPhone X que permite que através do Face ID se faça a identificação de uma pessoa usando apenas a sua face e o olhar, o criador desta app fez de imediato uma app de demonstração que permitia controlar um cursor no ecrã usando apenas o movimento dos olhos.

Era de prever que o seu trabalho evoluísse, e de que maneira, aparecen agora esta Hawkeye Access, que nos permite navegar na internet usando apenas os nossos olhos e voz para controlar aquilo que estamos a ver no ecrã.

E o processo é todo muito simples, basta fazer a calibração inicial dos nossos olhos, onde nos é pedido para olhar para 4 pontos em diferentes posições do ecrã, e depois apenas temos que manter a cabeça no lugar, sem mover demasiado, que tudo é feito com o movimento dos olhos (ou melhor, para onde estivermos a olhar, é lá que estará o cursor, se tudo correr bem).

Na configuração inicial podemos decidir qual o método para activar uma acção (clicar num link, etc), e é possível escolher entre piscar os olhos, esboçar um sorriso, ou simplesmente manter o olhar durante algum tempo sobre um link para este ser activado. Gostei do método de piscar os olhos, mas como é algo que fazemos com muita frequência, estava constantemente a activar links no ecrã, por isso optei pelo sorriso que funciona às mil maravilhas.


Depois em termos de navegação na página, basta olharmos para a parte superior ou inferior do ecrã para subir ou descer numa página web, olhar para o lado esquerdo ou direito do ecrã para voltar atrás ou avançar uma página para a frente. Se olharmos para o canto inferior direito e executarmos a acção, voltaremos para o ecrã principal.

E que temos nós neste ecrã principal? Ou, o que é que podemos fazer com esta fantástica app? Ora bem, é possível fazer uma pesquina num motor de busca, onde não falta o motor de busca do Google como é óbvio, e onde podemos activar uma pesquisa sem qualquer toque com as mãos. Ao accionarmos uma caixa de pesquisa do Google (por exemplo), aparece de imediato um controlo de voz que fica à espera das nossas palavras a pesquisar. O texto tem de ser ditado em inglês, mas é o que temos disponível de momento.

Mas depois temos mais uma série de apps para navegar, como é o caso do Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Wikipedia, Amazon, Google News, Yahoo Sports, verificar o estado do tempo no The Weather Channel, ou mesmo aceder à loja online da Apple.

A app quer passar a ser um hub central para quaisquer apps compatíveis com este tipo de controlo com o olhar, estando prometidas para breve algumas apps que suportem este tipo de controlo, o que será de facto espectacular para quem não o pode fazer com as suas mãos. Controlar com a mente será o futuro um dia, mas poder controlar com o olhar é a segunda melhor hipótese, e está já disponível para qualquer pessoa que tenha um iPhone X, Xs, Xs Max, XR, ou qualquer um dos novos iPad Pro que foram lançados ontem. Tempos fascinantes estes! Se conhecerem alguém a quem isto será essencial, não hesitem em particular com essas pessoas, que isto pode bem mudar as suas vidas para melhor.


Hawkeye Access na App Store

Tamanho: 10.7 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário