terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Textual description of firstImageUrl

Paper – stories from Facebook

Vou deixar o Facebook... Bom, na verdade vou passar a usar bem menos a app oficial do Facebook para iOS, porque a recém chegada Paper – stories from Facebook da Facebook Inc., é a app que eu estava à espera para navegar pelo feed de notícias do meu Facebook.


A app foi lançada ontem, apenas na App Store Americana, e parece estar a ser já um grande sucesso. Sim, eu gosto de abrir o Facebook e ver as notícias mais relevantes, do mundo, e também dos meus amigos. Mas andar a navegar naquela timeline para cima e para baixo já me estava a chatear, e neste aspecto a Paper é muito bem vinda.


A nossa principal fonte de notícias na Paper são mesmo as notícias que podemos ver normalmente na nossa timeline do Facebook. Aqui não há botão para actualizar, e por isso as notícias vão entrando à medida que vão sendo introduzidas (para já parece-me que aparecem apenas as notícias mais relevantes, com mais likes, visualizações, etc).


Mas podemos também aceder à área "Sections", onde podemos facilmente adicionar outras fontes de notícias de acordo com um tema específico do nosso interesse (notícias do mundo, tecnologia, design, comida, desporto, saúde, estilo de vida, ciência, etc, etc). Os conteúdos destas secções temáticas vêem de várias publicações bem conhecidas, e são seleccionadas pela equipa da Paper.


Existe também uma secção de pesquisa, onde podemos procurar qualquer pessoa ou página que exista no Facebook (ou mesmo aquelas que já seguimos), para que a possamos visualizar como se fosse uma qualquer secção de notícias, onde é possível até aceder às fotos e vídeos, no caso dos perfis pessoais.


E o nosso primeiro contacto com a app é acompanhado por um tutorial não intrusivo, que aparece sob a forma de uma pequena barra de texto e até com voz, que nos explica o que fazer na secção da app que estamos a explorar pela primeira vez.


A Paper é extremamente intuitiva, toda orientada para gestos no ecrã, e quase tudo pode ser feito com o dedo polegar, e mesmo até inclinando o iPhone, isto no caso das fotos que preenchem o ecrã, as quais podemos visualizar na sua totalidade movendo o iPhone para os lados (ou tocar na foto para vê-la em ecrã inteiro, claro).


Em cima vão circulando aleatóriamente as últimas notícias da secção que estamos a visualizar no momento, e se deslizarmos com o dedo para os lados, saltamos de imediato entre as diferentes secções, entre a timeline do nosso facebook, ou qualquer outro tema que tivermos activado (é possível ordenar os temas ao nosso gosto).


Em baixo podemos saltar entre as várias notícias da secção que tivermos seleccionada. Se estivermos a visualizar as notícias da nossa timeline, então navegando para a direita é o equivalente a estarmos a descer na nossa timeline do Facebook. Para abrir uma notícia basta tocar nela, ou deslizá-la para cima, que preencherá todo o ecrã.


Se tiver um link associado para uma notícia num site externo, basta deslizar com o dedo para cima, como se estivessemos a folhear um jornal, e podemos ler a notícia inteira directamente dentro da app. Como estamos dentro do Facebook, podemos fazer like, comentar, e partilhar a notícia directamente na nossa timeline com um toque (uma espécie de retweet), partilhá-la com algumas palavras nossas, enviá-la por mensagem, e até enviá-la para a lista de leitura do Safari, Pocket, Instapaper, etc, para que possa ser lida noutra altura.


Isto é o Facebook, por isso podemos partilhar directamente da Paper, texto, links, fotos do iPhone, etc. E como não podia deixar de ser, temos acesso às notificações, às mensagens (as novas mensagens aparecem sob a forma de carinhas no interior de círculos que podemos mover à vontade), e até aos pedidos de amizade.


Para quem quer ver o que se passa no mundo, ler as notícias, ver o que de mais interessante foi partilhado pelos seus amigos, então esta app é mesmo o melhor software que já foi lançado pelo Facebook. Extremamente intuitiva, fácil de usar, e com um design impecável, não me admira nada que esta venha a ser a app que irá substituir um dia a app oficial do Facebook em todos os telemóveis e tablets.


Podem ver o seu funcionamento no vídeo em baixo ou aqui nesta página do Facebook, e se tiverem uma conta americana na App Store, é só abrir o link que se segue para começarem a usá-la no vosso iPhone.


Nota: está a circular por aí que é possível instalar a App através do iTunes, mudando de país para os Estados Unidos e depois adquirir livremente a app (porque é gratuita). Parece que este procedimento limpa os dados do cartão de crédito guardado na nossa conta da App Store, pelo que terão de ser introduzidos novamente depois da instalação da app.


Nota: A app foi descontinuada em 2016, aqui ficam algumas alternativas.

Alternativas Facebook Paper – stories



Sem comentários :

Enviar um comentário