terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Textual description of firstImageUrl

iPushover

Quem me acompanha aqui no blog já sabe que eu sou grande fã dos jogos que havia antigamente para o Commodore Amiga. Esta semana fui dar com mais um clássico que adorava jogar no meu Amiga 500, e que está agora disponível para iPhone / iPod Touch. Estou a falar de iPushover de Keith Waterson, e sejam fãs destes jogos antigos, ou mesmo de um bom quebra cabeças, é certo que vão adorar este jogo.


Neste jogo controlamos uma pequena formiga, que tem de mover e reposicionar peças de dominó, de maneira a que estas choquem em cadeia até acertarem na peça final (tem desenhadas 3 riscas horizontais vermelhas). Depois da peça final cair, abre-se uma porta, para a qual nos devemos dirigir rapidamente para passar ao próximo nível.

Para mover a formiga temos um joystick invisível do lado esquerdo (aparece quando tocamos no ecrã), e do lado direito um botão que tanto serve para agarrar numa peça de dominó (quando a formiga está à sua frente), ou para a empurrar (se a formiga estiver encostada ao seu lado).

O que torna este puzzle mais interessante é o facto de haver várias peças de dominó com comportamentos diferentes. As peças amarelas são as mais simples, e limitam-se a cair para o lado que forem empurradas, a peça com 3 riscas horizontais tem de ser a última a cair, a vermelha pode ser transportada mas não se move quando é atingida por outras peças, e muitas outras peças que ora desaparecem, rodam, explodem, levantam voo, etc, etc.


Para conseguirmos 3 estrelas num nível temos de o completar antes que se acabe o tempo, e se por acaso tivermos dúvidas de como resolver determinado nível, basta tocar no botão do ponto de interrogação, que passamos para um ecrã que nos diz como jogar o jogo, para que servem as diferentes peças de dominó, e no final temos acesso a um pequeno spoiler que nos mostra como resolver o nível em questão (que não recomendo que o usem, obviamente).

A nível visual, o jogo está exactamente igual à versão que se jogava no Amiga e nas consolas, e os efeitos sonoros, assim como a banda sonora, são os mesmos também. As animações da nossa formiga têm muita piada, pois começa a bater o pé quando está impaciente, manda vir connosco, e põe os dedos nos ouvidos para nos mostrar que está em frente a uma peça de dominó que pode explodir.

São 9 cenários diferentes para explorar, cada um com o seu tema e banda sonora específica, perfazendo ao todo 99 puzzles para resolver. Se tiverem um joystick / controlador compatível com o iOS 7, podem usá-lo neste jogo, mas pelo que vi, os controlos no ecrã funcionam muito bem.

Vejam aqui em baixo um vídeo que nos mostra o jogo a correr num Amiga, e seja pela nostalgia, ou então porque adoram resolver puzzles, não deixem de experimentar este iPushover, que não se irão arrepender.


iPushover na App Store (Brasil)

iPushover na App Store (Portugal)

Tamanho: 20.8 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário