quarta-feira, 15 de julho de 2020

Textual description of firstImageUrl

Fancade

Quando Martin Magni criou o jogo Mekorama, dava-nos a possibilidade de criarmos os nossos próprios puzzles, o que era já muito à frente para a altura. E agora, depois de 4 anos de programação traz-nos este Fancade, um projecto megalómano onde podemos ter todo o tipo de jogos estilo Arcade, Puzzle, etc, para jogar, e um motor incrível para criar os jogos que quisermos e partilhá-los com o mundo.


Para quem gosta de jogar jogos, aqui não faltarão jogos para se jogar. Com o modo de campanha criado por Martin que nos leva através dos vários géneros possíveis de jogos, capítulos que vamos desbloqueando a passo e passo, onde podemos encontrar um jogo de exploração estilo Monument Valley, ou um jogo de carros, puzzles e quebra cabeças estilo Snake ou Sokoban, etc, etc.

Mas a qualquer momento podemos dar um salto ao separador "Arcade", onde poderemos encontrar todos os jogos criados pelos utilizadores, e aqui é uma descoberta sem fim à vista, permitindo-nos explorar por categoria favorita, ou pelos mais recentes, ou mesmo por aqueles que estão em destaque. Há mesmo muitos jogos para experimentar, e o motor do jogo é tão potente que a sua jogabilidade é mesmo porreira.



Mas o génio de Martin está mesmo na criação do motor de criação de jogos. Sim, ao entrarmos no separador "Build", somos transportado para o mundo dos jogos que podemos criar, onde se podem ver os kits para vários tipos de jogos, dezenas e dezenas deles. Muitos deles têm exemplos jogáveis para percebermos qual é a ideia, e a partir daí podemos criar o jogo dos nossos sonhos à vontade.

É uma quantidade incrível de estilos que podemos criar, desde jogos de plataformas, jogos com física, jogos de golf e de cartas, puzzles e quebra cabeças, coisas como Sokoban onde temos de empurrar caixotes para o lugar, puzzles de colocar as peças no sítio certo, jogos tipo Pipe Mania, a lista é infindável.

Se for esse o caminho que quiserem seguir, digo-vos já que o vosso jogo pode ser tão complexo quanto quiserem, que as ferramentas disponíveis são extensas, como se pode ver neste exemplo onde Martin cria um simples jogo onde temos de empurrar um bloco quadrado até à saída. Simplesmente espectacular, até para quem está a começar a programar e a criar jogos pela primeira vez na vida.

Vejam por exemplo o detalhe incrível de um jogo criado por um fã dentro do Fancade:




Fancade na App Store

Tamanho: 24.6 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário