sexta-feira, 3 de julho de 2020

Textual description of firstImageUrl

SPHAZE

Um jogo com robôs passado num universo Sci-Fi com um aspecto visual muito interessante e uma mecânica inovadora, SPHAZE da SUBPIXELS, é um novo quebra cabeças com puzzles para se resolver em tempo real que se estreou ontem na App Store.


O seu criador diz que se inspirou na mecânica de jogos como Cut The Rope e no visual de jogos como Monument Valley para chegar a este SPHAZE, e ao ver que teve a cooperação de pessoas envolvidas em jogos como Dying Light 2, The Witcher 3, e Cyberpunk 2077, não é de admirar.

Pensei um pouco nisto ao fim de umas dezenas de puzzles resolvidos e percebi as ligações aos jogos que o inspiraram. O visual é óbvio, mas a mecânica de Cut The Rope não era assim tão claro. E é aqui que fica o aviso para os fãs de puzzles e quebra cabeças. Este jogo tem de facto puzzles e quebra cabeças para resolver, mas muitos deles precisam de um input da nossa parte em tempo real à medida que as coisas estão a acontecer, exactamente como em Cut The Rope, o que pode não agradar a alguns fãs deste género de jogo.

Em SPHAZE temos um robô que temos de fazer chegar ao centro da estranha estrutura que temos à nossa frente. Uma estrutura que parece uma espécie de torre vista de cima, e com os caminhos possíveis desenhados na sua superfície. Temos de manipular os diferentes discos da torre com o dedo, de maneira a alinhar os caminhos, para que o robô vá a rolar até ao cimo da torre.

Nos primeiros desafios parece que todos os puzzles são fáceis demais, mas percebe-se que são desenhados assim apenas para aprendermos a mecânica do jogo, que nos vai sendo explicada por um robô no início e durante o desafio. Num piscar de olhos é-nos dada a informação de que podemos manipular os discos quando o robô está já em acção a rolar pela torre acima, e será essencial para conseguir resolver a maioria dos puzzles.


Como já é habitual neste tipo de jogos a dificuldade vai aumentando com a complexidade dos caminhos, mas também com novos elementos a surgirem nos cenários. Caminhos a vermelho que destroem os robôs. Paredes que necessitam ser derrubadas por diferentes tipos de robôs bem mais resistentes. Botôes que têm de ser activados para derrubar o escudo que protege o centro da torre, e até botões que têm de ser activados seguindo uma certa ordem numérica.

São 4 mundos diferentes que vão sendo desbloqueados à medida que vamos concluíndo os níveis do mundo anterior. Por cada mundo que for concluído serão desbloqueados alguns níveis extra, especialmente direccionados para os aficcionados dos puzzles em tempo real, pois são bem mais difíceis de resolver. Os puzzles normais contam com ajudas que podemos activar para encontrar a solução (por favor não as usem), mas os puzzles extra não contam com nenhuma ajuda, só mesmo com a nossa cabeça e reflexos.

Com uma banda sonora que acompanha de forma brilhante o visual Sci-Fi do jogo assim como os efeitos sonoros, SPHAZE é quase uma obra de arte, mas cujos puzzles podem não agradar a toda a gente ao mesmo tempo. Há quem prefira resolver puzzles sem ter de andar preocupado em ser rápido e ter bons reflexos, mas no geral temos aqui um jogo muito bem concebido e equilibrado nestas duas vertentes de jogabilidade.

Nota: O cenário é interactivo e há pequenos puzzles para resolver escondidos em redor da área do jogo. Descubram todos os mistérios escondidos no terreno destes estranhos mundos como bónus adicional.


SPHAZE na App Store

Tamanho: 367 MB


Sem comentários :

Publicar um comentário