quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Textual description of firstImageUrl

FotometerPro

Esta é para os fotógrafos das SLR e demais máquinas analógicas. Para ajudar a medir a intensidade da luz nas vossas fotos, têm hoje gratuita na AppStore esta FotometerPro da Kit Da Studio, uma app que simula o funcionamento de um fotómetro.


No ecrã principal deste fotómetro podemos ver a imagem a analisar num pequeno visor em cima, e logo abaixo temos dois discos onde podemos ajustar os níveis de sensibilidade do filme bem como a abertura pretendida para a lente.

É possível dar maior ou menor compensação de luz usando um pequeno botão que existe do lado esquerdo, e temos no meio um selector para alternar entre o modo de medição reflectida e o modo de medição incidente (usa a câmara frontal no iPhone 4).

Na parte de baixo do ecrã temos finalmente o mostrador que nos dá a indicação da velocidade recomendada a usar para tirar a foto ao assunto que estamos a visualizar.


Existe também um muito útil temporizador que apenas pode ser activado quando a velocidade recomendada é abaixo de 1 segundo. Este aparece já com o tempo aconselhado pelo fotómetro, e apenas temos de tocar no botão de "START", carregar no botão disparador na máquina fotográfica, e aguardar pelo alarme (sonoro / vibratório).

Se quiserem perceber melhor como funcionam os modos de medição reflectida e incidente, dêem um salto até esta página na Wikipedia (tópico 3 - Medição de Luz).

Esta app tem muito bom aspecto a nível visual, mas peca por ser um bocadinho lenta a reagir por vezes. Mas seja como for, esta pode ser uma ferramenta muito interessante de ter à mão por um fotógrafo experiente, ou mesmo por quem esteja a iniciar-se na fotografia analógica (e também Lomos, Pinhole, etc...).


FotometerPro na AppStore (Brasil)

PhotometerPro na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário