segunda-feira, 16 de abril de 2012

Textual description of firstImageUrl

iLightningCam

Parece que a chuva está aí à porta e vem para ficar por uns tempos. Ora bem, não há nada mais adequado então, do que instalar esta iLightningCam - real-time lightning photography with iPhone made easy de Florian Stiassny, uma app que nos pode ajudar a capturar belíssimas imagens dos relâmpagos que costumam acompanhar algumas destas chuvadas intensas.


Com esta app podemos deixar o iPhone perto de uma janela a apontar para o horizonte, que ela fará o trabalho de capturar todos os raios que lhe passarem à frente, usando para isso um excelente algoritmo de detecção de imagem.


Claro que o trabalho não é todo da app. São necessários alguns testes da nossa parte para a afinarmos para as diferentes condições de luz que vamos encontrando. É de dia, é de noite, temos de aumentar ou diminuir a sensibilidade?

Para ajudar nestas afinações temos uma barra do lado direito que deverá estar quase completamente verde, mostrando apenas um bocadinho de vermelho. Por isso, deveremos activar o "Night Mode" se for fim de tarde e estiver escuro, e da mesma maneira se já for de noite. Depois é só ir mudando a sensibilidade até conseguirmos colocar a barra verde o mais próximo possível do pretendido.


A app tem dois modos para registar estas imagens, um modo de câmara fotográfica, que é aquele onde capturamos raios com a maior qualidade e resolução, e o modo de vídeo, onde capturamos os raios com a resolução máxima do vídeo do iPhone em questão, mas também é o modo onde é menos provável que se escapem relâmpagos.

No modo de fotografia, sempre que é detectado um raio, é guardada automaticamente a foto na camera roll. No modo de vídeo podemos activar a opção de verificar imagens, que assim sempre que se registem 6 novas imagens aparece-nos um ecrã com os seus thumbnails onde podemos seleccionar rapidamente aquelas que queremos guardar na camera roll.


Nas preferências da app podemos modificar vários parâmetros, como por exemplo a sensibilidade do algoritmo, e o tamanho mínimo aceitável do relâmpago para que seja registada uma foto. Activando o modo avançado aparecem-nos opções como bloqueio da exposição e a possibilidade de visualizar a máscara que detecta o raio no momento em que está a ser captada uma imagem.

Esta não é uma app muito comum, mas é bem espectacular, por isso se querem apanhar umas fotos fantásticas de relâmpagos, instalem-na quanto antes que ela encontra-se actualmente gratuita na AppStore.


iLightningCam na AppStore


Sem comentários :

Enviar um comentário