quarta-feira, 11 de abril de 2012

Textual description of firstImageUrl

Slow Shutter Cam

Poder fazer num iPhone tudo o que se faz numa máquina fotográfica é impossível, mas por vezes lá aparece uma app ou outra que nos deixa brincar mais um bocadinho, como se tivessemos uma verdadeira câmera SLR nas mãos. É o caso desta Slow Shutter Cam da Cogitap Software, uma app que nos permite criar fotos com longas exposições.


Numa máquina SLR podemos ajustar o tempo de exposição para mais de 1 segundo e conseguir efeitos de arrastamento como este que se pode ver na imagem em cima.

E com esta app também o podemos fazer, basta ajustar da mesma maneira o tempo de exposição que pretendemos para assim se obter o mesmo tipo de imagem. Mas claro, há que ter a perfeita noção de que o efeito resultante é criado por software, porque a câmara do iPhone não permite exposições muito longas.


No entanto, a app funciona às mil maravilhas e são imensos os efeitos que podemos obter com ela. Existem 3 modos de captura que nos possibilitam dar asas à imaginação, automático, manual, e light trail.

O modo automático é perfeito para criar efeitos de arrastamento nas imagens, como por exemplo objectos em movimento, ou o arrastar da água de uma cascata a cair pelas pedras abaixo.

O modo manual é óptimo para as situações em que não existe muita luz, onde podemos deixar a imagem a queimar "no sensor", podendo obter o máximo de luz possível, e isto claro é necessário ter o iPhone pousado e bem estável.

Com o modo light trail é possível pintar com luz, como por exemplo fotografar as luzes dos carros numa estrada, capturar fogos de artifício, ou mesmo pintar usando luzes de lanternas para criar o conhecido efeito de light painting.


No menu principal antes de começarmos a fotografar é possível definir o tempo de exposição (que pode ser infinito, ou bulb), a sensibilidade do sensor (imagens com mais ou menos ruído), e o modo de captura.

Depois de tirada a foto, podemos ainda ajustar a intensidade de luz final, e afinar a definição da imagem, deslizando com o dedo sobre a opção Freeze, que nos permite caminhar para o primeiro frame capturado arrastando para a esquerda, ou apanhar todos os frames até ao último, arrastando para a direita.

Com estas opções todas, aliadas a temporizadores, bloqueios de exposição, flash integrado (iPhone 4 e 4S), podemos obter resultados espectaculares, e a nossa imaginação será o limite para tudo o que é possível fazer com esta app.

Aproveitem para a instalar hoje enquanto está gratuita na AppStore, e divirtam-se a criar imagens como esta que se pode ver aqui em baixo no vídeo que se segue.




Slow Shutter Cam na AppStore (Brasil)

Slow Shutter Cam na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário