terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Fuel Monitor

A subida constante do preço dos combustíveis tem sido uma dor de cabeça para toda a gente que tem de andar de carro todos os dias, e há que tentar menorizar estes custos. É aqui que entra uma app como esta Fuel Monitor de Adir Genish, onde podemos controlar com alguma precisão os consumos do nosso carro e o valor gasto em combustível nas mais diversas viagens.


A app usa o GPS do iPhone para registar a nossa velocidade e quilómetros percorridos, o que aliado ao preço do combustível inserido previamente por nós, nos vai dando uma estimativa em tempo real do valor que já foi gasto em combustível.

Para além de várias informações que podemos ver no ecrã sobre a viagem que estamos a fazer, duração, distância, velocidade, médias e preço, temos também no centro do ecrã um indicador de eficiência, que nos diz se estamos a ter uma condução demasiado agressiva, e por conseguinte mais cara.


Para ser mais correta nos seus cálculos, a app tem uma base de dados com mais de 60.000 veículos, e é com esta informação fornecida pelos fabricantes (consumos na cidade / fora da cidade), que vão sendo efectuadas as médias, e medida a eficiência da nossa condução.

E não é só o GPS que é usado pela app para verificar se estamos a consumir mais combustível (que regista a nossa velocidade, paragens no trânsito, etc), pois esta também acede ao acelerómetro do iPhone para perceber se estamos a travar demasiado ou de forma mais brusca.


A nossa viagem pode ser visualizada no mapa, ficando o percurso pintado com as cores verde, amarelo e vermelho, indicando a eficiência da nossa condução em cada porção de estrada percorrida.

Temos também disponível neste ecrã a opção de "Parking", que nos permite marcar a localização onde deixamos o veículo estacionado, para o encontrarmos facilmente mais tarde quando estivermos de regresso.


Para aqueles que gostam de fazer estatística, ou para casos particulares como uma road trip com amigos, ou mesmo para os profissionais que tenham de prestar contas ao seu patrão, é possível guardar e até exportar todas as viagens efectuadas.

Aqui temos a possibilidade de agregar várias viagens de uma só vez, obtendo a média dos consumos, o total da distância percorrida, o combustível gasto em todas as viagens, bem como várias outras informações pertinentes.

Tanto as viagens individuais, como a informação total agregada daquelas viagens que seleccionarmos, podem ser partilhadas por Email, numa espécie de relatório bem detalhado.


É possível obter informações bem úteis com esta app quando estamos a conduzir, mas temos também a opção "Estimativa", onde podemos de uma forma rápida calcular quanto combustível seria gasto (e o seu preço) se percorrermos um determinado número de quilómetros, ou mesmo até num percurso entre vários locais no mapa, inseridos por nós.

A Fuel Monitor está neste momento em promoção de natal, e encontra-se ao preço mais baixo de sempre ($0.99 / 0,89€). É uma app que eu recomendo vivamente a todas as pessoas que conduzem no dia a dia, e que querem controlar os seus custos com combustível, assim como tornar mais eficiente a sua condução (a ideia é conduzir com o indicador sempre no verde).


Fuel Monitor na App Store (Brasil)

Fuel Monitor na App Store (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário