segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

KitCam

Pelas mãos da GhostBird Software, criadores da excepcional app de edição de imagem PhotoForge2, chega-nos esta KitCam, uma app fantástica que substitui perfeitamente a câmara fotográfica oficial que vem instalada no iPhone, e traz consigo um extenso pacote de ferramentas de edição e tratamento de imagem, inclusive a aplicação de filtros e efeitos em tempo real.


Já habituados à qualidade das suas apps, como é o caso da PhotoForge2, esta KitCam é de facto uma delícia, com um interface altamente intuitivo e com um design espectacular, temos aqui uma app bem leve e extremamente rápida (num iPhone 5).

Como simples câmara fotográfica é perfeita, pois não vem com nenhum efeito activado por defeito, nem tem menus e barras de informações presentes no ecrã quando a abrimos pela primeira vez.


Mas depressa percebemos que temos uns quantos botões a chamar por nós, e mal começamos a tocar neles, abre-se uma infinidade de possibilidades. Para além das opções do costume para alternar entre os modos do flash ou activar a lanterna, e alternar entre a câmara frontal ou traseira, temos um botão que abre uma espécie de caixa onde podemos activar diferentes lentes, filmes, molduras, tudo isto em tempo real quando estamos a fotografar.

Temos aqui disponíveis 13 lentes (com tilt shift, pinhole, vinheta, olho de peixe, olga, 3D, etc), 30 filmes (desde lomo, sepia, preto e branco, e dezenas de efeitos de cor, etc), e 18 molduras bem interessantes.

Algumas destas lentes são configuráveis, e basta fazer gestos com dois dedos no ecrã para ajustar a vinheta que desfoca a imagem nos cantos, ou para alternar entre as várias simulações de efeitos de luz, etc.


Voltando às funcionalidades básicas da máquina fotográfica, temos aqui a possibilidade de activar o modo de focagem e exposição manual, bastando tocar com dois dedos em qualquer lugar para que apareçam os dois alvos no ecrã. Depois podemos arrastar qualquer um destes alvos para a área que nos interessa focar ou usar como referência de exposição, e ainda tocar no seu interior para os bloquear independentemente, para que possamos reenquadrar sem que se altere a focagem e exposição pretendida.

Um botão que também temos ali logo à mão mesmo ao lado do botão disparador, é um que permite abrir um pequeno menu com dois sliders de ajuste, ora para compensar a exposição em tempo real, ora para ajustar o controlo de brancos, como se pode ver na imagem aqui em cima.


Se optarmos por tocar no botão das definições que se encontra do lado esquerdo do botão de disparo, abre-se mais uma dúzia de funcionalidades muito úteis.

Podemos escolher aqui entre os vários modos para fotografar, que incluí o modo de vídeo, o temporizador (avisos com led flash), estabilizador, exposições múltiplas (até 6 imagens e com ajuste automático da exposição), Multi-Shot (criar molduras com várias fotos), e ainda o modo de Timelapse que permite a exportação directa para fotos ou vídeo (podemos escolher o intervalo e quantos frames por segundo).


Para além destes modos, podemos ainda optar por ter activo o modo disparo rápido (deixar o dedo em cima do botão de disparo para tirar fotos sem parar), e ainda um modo ultra rápido que diminui a resolução das imagens para aumentar a velocidade de disparo.

Temos também à mão um menu avançado onde se pode escolher entre os vários formatos para filmar e fotografar (4x3, 1x1, 16x9, 3x2), e ainda activar guias para nos ajudar a enquadrar as fotos, activar um histograma que fica presente no ecrã, e até um muito útil nível que serve de guia para que as fotos saiam bem alinhadas com o horizonte.


Esta é uma app muito completa, pois para além de ser uma máquina fotográfica bem potente, temos também uma mesa de luz onde podemos visualizar as fotos que tiramos com a app e aí editá-las posteriormente com mais calma.

As coisas ficam ainda mais interessantes quando estamos nesta mesa de luz, pois podemos aplicar qualquer um dos filmes, lentes, ou molduras, que temos disponíveis no modo de câmara fotográfica, a qualquer uma das fotos que temos aqui nesta lista de imagens já guardadas, ou mesmo até a fotos que quisermos importar da camera roll.


E não só, porque temos também outras ferramentas como a correcção automática da cor e contraste da imagem no seu geral, melhoria da luminosidade (Clarify), rodar, inverter e recortar, modificar manualmente a luminosidade e o balanço das cores, afinação por níveis, etc.

Para aquelas pessoas que se arrependem mais tarde dos efeitos escolhidos no momento em que tiraram a foto (como pode acontecer ao tirar fotos com a Hipstamatic), acabaram-se as preocupações, que com esta app é possível voltar atrás e editar a foto original, que é uma funcionalidade espectacular, e muito bem vinda nesta app magnífica.


Nesta lista podemos ainda seleccionar uma ou várias fotos ao mesmo tempo (pousar o dedo numa foto por mais que 1 segundo para activar a multi selecção) para partilhá-las por Email ou nas redes sociais (Facebook, Flickr, Instagram, Dropbox ou Tumblr), ou mesmo até para ser enviada para a app Photoforge2 onde podemos editar a foto com ferramentas ainda mais potentes e avançadas.

É também nesta mesa de luz virtual que podemos aceder às definições internas da app, onde se podem modificar opções como guardar a localização nas imagens, activar ou desactivar os efeitos em tempo real, a identificação de caras nas fotos, a estabilização de vídeo, a compensação de luminosidade no escuro num iPhone 5, a opção de tirar fotos com o botão do volume, e activar o arquivo automático para a Camera Roll, Dropbox, FTP, ou Flickr.

Esta app KitCam acabou de ganhar um lugar privilegiado no primeiro ecrã do meu iPhone, e vai altamente recomendada aqui pelo Apps do iPhone. Vejam o seguinte vídeo aqui em baixo onde podem ver algumas das funcionalidades desta grande app em acção.





A GhostBird Software foi adquirida pelo Yahoo e retirou esta app da App Store.

Para melhorar e corrigir imagens é instalar a iPhoto, que é uma das melhores de sempre.


Sem comentários :

Enviar um comentário