segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Heliog

Boas notícias para quem tem fotos na dropbox, agora existe uma app que nos permite visualizar e gerir todas as imagens que temos guardadas neste serviço, de uma forma bem simples e elegante. Estou a falar da recém chegada Heliog de Marcel Schmitz, uma app que vem melhorar bastante o ritmo de trabalho de todos os fotógrafos profissionais e amadores que têm fotos armazenadas na nuvem.


Esta app chega-nos pelas mãos de Marcel Schmitz, criador da belíssima FlickrBoard, que já vinha dar cobertura a algumas necessidades da comunidade do Flickr que simplesmente não estavam presentes na app oficial, e agora se vira e muito bem para a comunidade de fotógrafos que usam diariamente a dropbox.

Ao abrirmos a Heliog temos primeiro de tocar no ícone da nuvem para autorizarmos o acesso à nossa conta da dropbox (ou da CloudPT num futuro próximo), e a partir daí basta navegar até a uma pasta com fotos para se abrir a belíssima galeria, como se pode ver na imagem aqui em cima.

O interface e o aspecto visual da app estão muito bem conseguidos, sendo uma delícia olhar para as nossas fotos e navegar pelos menus da app. Temos aqui pormenores simpáticos, como por exemplo um deslizar com o dedo na horizontal da esquerda para a direita, faz com que se abra o menu das pastas que temos na dropbox, e isto acompanhado de uma animação bem engraçada.


A app tem funcionalidades muito interessantes que nos irão facilitar imenso a vida. Como tal, deixando ficar o dedo por mais que 1 segundo em cima de uma pasta, fará com que esta seja adicionada às nossas pastas favoritas. Esta é uma opção muito útil para ter numa app como esta, especialmente para aqueles que têm dezenas e centenas de pastas com fotos na dropbox, e queiram ter sempre à mão os álbuns nos quais estão a trabalhar.


Acedendo às definições da galeria, rapidamente percebemos que temos aqui grande flexibilidade na forma como visualizar a lista de fotos. Podemos optar pelo aspecto simples das fotos quadradas, ou optar por ver as fotos no seu formato original, ordená-las pelo seu nome, tamanho, ou pela data de actualização (útil para quem está a editar fotos directamente da pasta da dropbox).


Aqui em cima podemos ver as fotos com os thumbnails no seu formato original, e as legendas activadas, onde podemos ver facilmente o nome da imagem, a data da última alteração, e o tamanho que estas ocupam em disco.

Aqui na galeria é possível carregar fotos para esta pasta, bastando para isso tocar no ícone da câmara que se vê na parte de baixo do ecrã. Tanto podem ser carregadas fotos directamente da camera roll, ou mesmo tirando no momento uma foto usando a câmara do iPhone.


Ao seleccionarmos uma foto podemos visualizá-la em ecrã inteiro, na horizontal ou na vertical, sendo possível navegar por todas as imagens bastando deslizar com o dedo para os lados. É também aqui que podemos optar por descarregar a foto original (que costuma ser normalmente mais pesada que aquela que é mostrada inicialmente), e aceder às várias opções de partilha para o Mail, Twitter, Facebook, Camera Roll, ou enviá-la directamente para qualquer app que suporte imagens no iPhone.


As opções de partilha da Heliog são estrondosas, como se pode ver na imagem aqui em baixo. Ao tocarmos no nome da pasta actual na parte de cima do ecrã, aparecem-nos opções para partilhar esta pasta com outras pessoas, enviando um link por Email, colocando-o no Facebook ou Twitter, ou então descarregar as fotos todas que se encontram na pasta, ficando disponíveis de forma offline na Heliog.


A possibilidade de partilhar uma pasta pode ser especialmente útil para um fotógrafo, que pode assim partilhar uma sessão fotográfica em tempo real com os seus clientes e amigos.

Todas as imagens que abrirmos com a Heliog ficam automaticamente disponíveis offline, mas esta opção de descarregar uma pasta inteira é muito interessante, especialmente se tivermos um ou mais portfolios com fotos para mostrar, não sendo depois necessária uma ligação à internet para o fazermos.


Se não nos interessa partilhar uma pasta completa, podemos seleccionar apenas algumas fotos em particular, tendo então disponíveis opções para enviar por Email apenas os links para as fotos, ou enviar mesmo uma cópia física das fotos (thumbnails ou originais), guardar as imagens na camera roll (thumbnails ou originais), e até criar uma nova pasta com estas fotos, ficando o link disponível para ser enviado por Email ou para as redes sociais.


A app permite ainda, para além da possibilidade de carregar fotos para a dropbox, criar novas pastas e apagar fotos. É de salientar que todas as operações de download e envio de fotos funcionam perfeitamente em background, não sendo necessário ter a app aberta enquanto estas operações estão a decorrer.

Nas definições da app podemos verificar o espaço que temos disponível na nossa dropbox, assim como o espaço ocupado pelas imagens no interior da app, e é aqui que podemos libertar o espaço que temos em cache, e também optar se queremos usar ou não o nosso plano de dados para descarregar e visualizar fotos.

Estamos perante uma app universal, compatível com iPhone, iPad Mini e iPad (nos tablets podemos ver a Heliog a brilhar ainda com mais estilo), e é de instalação obrigatória para quem tem fotos na dropbox. Apesar da actualização mais recente da app oficial da dropbox, a nível de fotografia continuo apenas a usá-la para fazer backup das fotos do iPhone, e pouco mais. Visualizar e partilhar estas fotos agora, é com a Heliog, e não se fala mais nisso. ;)





Heliog na App Store (Brasil)

Heliog na App Store (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário