quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Modern Combat 4: Zero Hour

A Gameloft continua a dar o seu melhor no campo dos jogos First Person Shooter. Não é que seja uma surpresa, mas este Modern Combat 4: Zero Hour é de facto o melhor jogo FPS que existe para iOS, e está com uma jogabilidade ainda mais porreira que o anterior Modern Combat 3: Fallen Nation, que é já um título dos diabos por si só.


Este jogo é lindo nos iPhones com ecrã retina, então num iPhone 5 é qualquer coisa de espectacular, pois temos os dedos mais afastados para os cantos do ecrã, o que nos permite ver ainda mais da acção.

Os fãs dos jogos FPS podem já começar a libertar espaço no iPhone, que este é um jogo que não vão querer deixar passar ao lado (sim, ocupa 1,5GB por isso preparem-se).

Desde a qualidade gráfica, com os personagens em 3D ainda mais realistas que nos jogos anteriores, e texturas bem melhoradas (que era uma das minhas queixas em FPS's mais antigos para iPhone), aos sons e banda sonora que nos transportam para o meio da batalha de forma bem realista, e uma jogabilidade que retira a palavra "frustração" de cima da mesa, estamos perante um magnífico título da Gameloft.


Os controlos são personalizáveis, dando para escolher de entre várias configurações, e onde é possível mudar alguns botões de sítio, para se adaptar melhor à posição e tamanho das nossas mãos. O controlo da mira por toque é uma maravilha, mas é possível usar também o giroscópio do iPhone. Regra geral gosto muito do controlo com o giroscópio, mas acabo sempre por me cansar andar a rodar o iPhone a toda a hora.

Temos alguns botões que a meu ver vieram melhorar bastante o movimento e acções do nosso personagem. O botão para correr foi melhorado e é agora muito mais usado, permitindo correr e mudar de direcção ao mesmo tempo, isto tudo com um só dedo. É também com este botão que podemos saltar por cima de obstáculos e até executar algumas acções, tudo muito prático.

Lembro-me de jogar os primeiros FPS que saíram para iPhone, e estava constantemente a olhar para a posição dos dedos, pois simplesmente não estava a carregar nos botões certos quando precisava. Agora raramente reparo neste pormenor, estando quase sempre envolvido na acção, só tenho mesmo tempo para regarregar a arma para enfrentar a próxima vaga de inimigos, e mais nada.



A campanha a solo está muito bem conseguida, trazendo 12 missões para completar, e que de uma forma algo inovadora (no iPhone pelo menos), nos coloca ao mesmo tempo do lado dos bons e do lado dos maus. Há uma missão que executamos como terrorista, por exemplo, e logo de seguida vemos o outro lado da moeda, passando exactamente pela mesma situação, mas desta vez a tentar apanhar o terrorista (nós próprios momentos antes).

E há aqui grande variedade, a nível de armamento, a nível de cenários e ambientes,  levando-nos desde cidades no Hawai, passando por Barcelona e outras cidades, e passamos por situações em que somos transportados e temos de operar veículos, e outras onde temos de comandar à distância robots e drones armados, por aí fora.


Não achei necessário, mas existe um sistema de créditos (que vamos ganhando nas missões), os quais podemos usar para aceder à loja e adquirir todo o tipo de ajudas e armas. Coisas bem baratas como medpacks, coletes à prova de bala, armas mais potentes, e até armas estacionárias que podemos colocar no terreno para nos desenrascar de uma situação mais complicada (turrets).

Confesso que fiquei curioso com estas turrets, e fiz questão de experimentar, comprei-a por um bom preço, e quando estava numa situação apertada debaixo de fogo cruzado, coloquei-a à minha frente, e foi vê-la eliminar os inimigos como num bom jogo de Tower Defense.

Também é possível adquirir estes items através de compras in-app, mas não me parece de todo necessário, a não ser que queiram ser completamente invencíveis, e aí força, levem tudo para o campo de batalha que deve ser uma delícia de ver.


Como não podia deixar de ser, a componente online do jogo está presente, e foi bem melhorada mais uma vez. Contamos agora com combates que permitem que estejam a jogar ao mesmo tempo 12 jogadores online, e temos aqui ainda mais modos de combate para além dos clássicos Death Match / Team Match / Capture the Flag.

Estes modos especiais são o de controlo de zona, onde temos de controlar uma determinada área do cenário o maior tempo possível, o modo Manhunt, onde temos um único jogador a tentar sobreviver à caça ao homem com uma bandeira, e Barebone, um modo para os puristas, onde partimos para a guerra sem ajudas nenhumas.

Se apreciam jogos do género First Person Shooter, é bem provável que já tenham instalado este Modern Combat 4: Zero Hour logo no dia em que saíu na App Store. Se fazem parte dos indecisos ou dos que andavam simplesmente distraídos, corram já para a App Store, que este é o melhor jogo FPS de sempre para iPhone / iPad (sim, trata-se de um jogo universal compatível com iPhone e iPad, e num futuro próximo será também compatível com o controlador Duo Gamer da Gameloft).





Modern Combat 4: Zero Hour na App Store (Portugal)

Modern Combat 4: Zero Hour na App Store (US)

Sem comentários :

Enviar um comentário