sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

Google Maps

E cá está ela finalmente, a app de mapas oficial do Google voltou ao iPhone, está cheia de saúde e recomenda-se. Com esta Google Maps temos agora na nossa mão muitas funcionalidades que não estavam antes disponíveis na app nativa de mapas do iPhone, coisas como a navegação por exemplo, que é muito bem vinda.


A app tem um aspecto muito sóbrio, e simples quanto baste, como se quer em qualquer app. Temos em cima uma barra onde podemos rapidamente fazer uma pesquisa de texto por qualquer lugar, aceder directamente ao menu de navegação, ou entrar no nosso perfil do Google.

Em baixo temos a opção para saltar directamente para a nossa posição actual no mapa, e um menu que desliza do lado direito, onde podemos activar a vista de satélite, a camada que nos mostra o trânsito automóvel, a camada relativa aos transportes, e o acesso directo ao Google Earth (se estiver instalado).


A navegação é a grande novidade aqui, e já era aguardada por milhões de utilizadores há muito muito tempo. E posso dizer que está muito porreira, as indicações que aparecem no ecrã quando estamos a conduzir são bem claras, os avisos de voz aparecem no momento exacto, e contamos aqui com toda a base de dados fantástica do Google a nível de locais e pontos de interesse.

Se bloquearmos o iPhone ou saírmos da app, continuamos a ouvir as indicações de voz e a receber avisos com as direcções como notificações no ecrã (aparecem e desaparecem, não ficam penduradas no centro de notificações, o que é muito positivo).

A única coisa que notei de negativo foi que por vezes não desenhava muito bem no mapa um troço da estrada (aconteceu-me uma vez apenas), e a setinha indicativa da nossa posição actual que por vezes saía fora da estrada. A quantidade de dados que foram gastos pareceu-me excessiva, mas é algo que ainda vou confirmar melhor em próximas viagens.


As opções de trânsito estão presentes, indicando com alguma precisão o movimento de carros nas ruas das cidades mais movimentadas, e os transportes com as suas linhas de metro, comboio, etc, também são funcionalidades bem vindas pela maioria dos utilizadores.


Seleccionando um ponto de interesse no mapa, ou criando um deixando o dedo no mapa por alguns segundos, acedemos de imediato a um menu que nos mostra várias informações sobre o local, o qual pode ser partilhado, guardado nos favoritos, e até aceder à vista de rua (quando disponível).


Pois é, o Street View voltou oficialmente ao iPhone, e com esta app é uma delícia navegar pelas ruas de qualquer cidade que já tenha disponível estes dados. A navegação pode ser feita com o iPhone na vertical ou na horizontal, e podemos activar o giroscópio para rodar à volta e vermos a vista de rua a acompanhar este nosso movimento.

A possibilidade que temos de fazer login com a nossa conta do Google providencia-nos algumas funcionalidades extra, como por exemplo navegar imediatamente para qualquer sítio que tenhamos pesquisado antes (no iPhone ou no computador), e este histórico e lista de favoritos acaba por ser uma mais valia para o nosso dia a dia.

A app é gratuita e tem bastante nível, por isso recomendo vivamente que a instalem e a coloquem no primeiro ecrã do iPhone, que melhor que isto, só mesmo a app de mapas da Apple (no dia que tiver a sua base de dados mais fiável e extensa).


Google Maps na App Store (Brasil)

Google Maps na App Store (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário