domingo, 23 de dezembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

MPro

Para aqueles que apreciam a fotografia a preto e branco, têm aqui a única app que alguma vez precisarão para fazer este tipo de fotos num iPhone. Trata-se da MPro de Toshihiko Tambo, e está neste momento gratuita na App Store.


Esta câmara fotográfica monocromática permite-nos tirar fotos a preto e branco e visualizar todo o processo em tempo real. Aqui não há cores, a imagem que podemos visualizar quando estamos a enquadrar a foto é já processada a preto e branco (e talvez por isso a app seja apenas compatível do iPhone 4 para cima), assim como os seus efeitos de cor e demais parâmetros, que podemos modificar a nosso bel prazer.

O interface é bem interessante e é simples quanto baste. Na mesma barra onde temos o botão disparador, temos também acesso aos parâmetros de afinação da imagem e definições da app (botão M), aos vários modos de visualização (botão D), o botão do temporizador, um atalho para visualizar as fotos que já tiramos, e os dois botões que permitem fixar a exposição e foco.


O botão M, que nos dá acesso aos vários parâmetros de afinação da imagem, é aquele que nos interessa, porque é aqui que encontramos a grande variedade de opões que temos à nossa disposição para fotografar.

Temos acesso aos importantíssimos filtros de cor, Neutro, Amarelo, Laranja, Vermelho, Azul, e até uma interessante simulação do filtro IR (infra vermelho), que nos possibilitam dar uma vida completamente diferente às nossas fotos a preto e branco.

Existe também a opção de alternarmos entre 5 níveis diferentes na tonalidade final da imagem, partindo de uma tonalidade bem suave até uma tonalidade altamente contrastada.


A nível de resolução podemos ir desde os tamanhos mais pequenos até à resolução mais alta suportada pelo iPhone, e temos a opção de escolher entre vários formatos conhecidos (4:3, 3:2, 16:9, 6:17, 1:1).

Para além da resolução podemos também modificar a compressão com que a imagem é guardada no iPhone. Na compressão máxima temos JPEG LOW, e depois JPEG HIGH que deve corresponder às fotos que temos normalmente na camera roll, e uma TIFF, que corresponderá à imagem que ocupa maior espaço, exactamente como foi registada directamente do sensor da câmara do iPhone (uma opção bem conhecida da app 645 PRO por exemplo).

A câmara fotográfica conta ainda com duas guias diferentes que podem ser activadas e desactivadas no botão "D", assim como uma pequena barra em baixo com as informações dos filtros seleccionados, a velocidade e sensibilidade do sensor. É também possível activar um nível no ecrã, para nos ajudar a tirar fotos bem niveladas na horizontal ou vertical.

Para podermos alterar os filtros e visualizar os resultados da imagem em tempo real sem ter o menu dos parâmetros aberto a ocupar o ecrã inteiro, é possível tocar em cima no nome da opção respectiva, ficando apenas essa coluna aberta, como se pode ver na imagem mais acima.

Esta MPro é uma app magnífica para tirar fotos a preto e branco, não há nada que não consigamos fazer com este belo software. Era bom podermos tirar fotos com um filtro IR a sério, mas isso já é uma limitação de hardware, infelizmente. Instalem esta app enquanto está grátis na App Store, que é uma daquelas que deve estar sempre presente no "estojo" de qualquer fotógrafo.


MPro na App Store (Brasil)

MPro na App Store (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário