quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Textual description of firstImageUrl

Figure

Pode parecer que é uma app criada a pensar em DJ's profissionais, mas a verdade é que esta Figure que nos chega pelas mãos da Propellerhead Software, criadores do famoso Reason, é uma óptima ferramenta para amadores e profissionais criarem música em poucos minutos em qualquer lugar.


O interface é mesmo muito simples, parecendo até que é quase um brinquedo para crianças, mas na verdade temos à nossa frente uma potente ferramenta para fazer música em poucos segundos, sem ser necessário saber alguma coisa sobre o tema.

No primeiro ecrã podemos gravar o pattern que vai servir de base à nossa música, tendo à escolha 3 instrumentos diferentes, uma bateria (4 instrumentos: bombo, tarola, pratos, e um chocalho), um baixo, e um sintetizador, onde basta tocar com o dedo em baixo para que se ouça o seu som (podemos rodar o iPhone na horizontal para ter acesso a este "teclado" em ecrã inteiro).

Todos os 3 instrumentos têm vários sons que podem ser alternados deslizando sobre o seu nome para os lados, e é possível alterar a frequência do seu ritmo, a amplitude, e ainda aplicar efeitos de pitch, distorção, delay, etc.


No ecrã "SONG" podemos escolher a velocidade da música, qual o acorde base sobre o qual queremos trabalhar, e até introduzir alguma variedade no som obtido activando a opção "shuffle". É também aqui que definimos o número de barras que queremos usar no nosso pattern, permitindo ter uma melodia mais complexa se optarmos por mais barras.

No misturador podemos gravar uma música com maior duração, deixando o pattern em loop, e ir alterando parâmetros como o volume de instrumentos individuais. Durante este processo de gravação podemos ainda alterar vários outros efeitos dos instrumentos na secção de "tweak", e tocar em tempo real sobre os instrumentos na secção "pattern", para se ir moldando a música à nossa medida, para chegar a um grande resultado final.

É possível gravar quantas músicas quisermos e partilhá-las no Facebook, Twitter e Soundcloud. Na secção "system" podemos carregar qualquer uma das músicas que tenhamos guardadas, e ainda aceder directamente à página da Propellerheads no Soundcloud, onde podemos ouvir músicas criadas na Figure, para servir de inspiração, e até carregar músicas directamente para a app, que podem servir para nos dar algumas dicas.

Fazer música nunca foi tão fácil como com esta Figure, onde qualquer coisa que se faça, parece sempre ficar bem, e no ritmo certo. Seja para músicos profissionais, ou alguém a dar os primeiros passos no mundo da música, esta app é mesmo muito divertida, e está neste momento grátis na App Store.


Figure na App Store (Brasil)

Figure na App Store (Portugal)

Tamanho: 21 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário