terça-feira, 26 de junho de 2012

Textual description of firstImageUrl

Core Monitor

Aqui está uma app especialmente dirigida para todos aqueles que gostam de andar bem informados sobre o estado do seu iPhone. Estou a falar desta Core Monitor da BayCode Mobile, e podem encontrá-la gratuita neste momento na AppStore.


Nesta app podemos encontrar informações relativas à memória RAM do iPhone, onde pode ser visualizado em tempo real qual a memória livre, e a distribuição da memória que está em uso.

Não faz parte da descrição da app, mas se puxarem o ecrã para baixo com o dedo, podemos observar a app a tentar libertar memória, com certeza fechando apps que foram usadas recentemente e ainda se encontram em memória.


Na secção de bateria é possível ver a carga que temos disponível, e se tivermos o iPhone ligado ao carregador, a indicação do tempo que falta para ficar com a carga a 100%.

A título informativo temos também a previsão do tempo disponível para efectuar várias tarefas habituais com o iPhone, como por exemplo aceder à internet em WiFi, ouvir música, ver um vídeo, fazer uma chamada em 3G, etc...


Na secção "Disk" podemos ver quanto espaço temos ocupado no disco, e a quantidade disponível de memória em disco para instalar apps, guardar ficheiros, tirar fotos, fazer vídeos, etc.


Os mais curiosos podem também visualizar em tempo real quais os processos que estão a correr, bem como a utilização do processador (útil para ver a percentagem de utilização do CPU quanto temos apps a trabalhar em background, seja porque estejam a aceder à nossa localização actual, a tocar música, ou a fazer upload de fotos e vídeos).


Algumas destas informações podem ser acedidas nas definições do iPhone, mas aqui nesta app tem muito mais piada. Até porque, a julgar por esta última opção "System", onde podemos ver vários dados sobre o hardware e software do nosso iPhone, pode ser bem útil para alguns ter ali à mão a opção de copiar e enviar o UDID por Email ou SMS.

Já vi muitas apps serem retiradas da AppStore por oferecerem funcionalidades em que libertam a memória do iPhone fechando os processos activos, mas é um facto que continuam a aparecer, e eu até não desgosto.

É certo que o iOS vem bem preparado para libertar a memória RAM quando é necessário, mas se gostam de ter o iPhone sempre pronto para abrir qualquer app de forma mais rápida, então é só abrir esta Core Monitor e fazer uma limpeza de memória nos bastidores.

Aproveitem para instalar este rico utilitário enquanto se encontra gratuito na AppStore.



Core Monitor na AppStore (Brasil)

Core Monitor na AppStore (Portugal)

Sem comentários :

Enviar um comentário