quarta-feira, 27 de junho de 2012

Textual description of firstImageUrl

Podcasts

E eis que finalmente somos brindados com uma app como deve ser para ouvir podcasts no iPhone. A Apple já havia anunciado a vinda desta app Podcasts, mas esperava-se que fosse lançada apenas quando saísse o iOS6 lá para o Outono. Veio mais cedo e ainda bem, que tem muita graça, e podem encontrá-la gratuita na AppStore, compatível com iPhone e iPad.


Como não podia deixar de ser, o design e interface da app é fantástico, bem ao jeito da Apple. Os podcasts que seguimos aparecem no ecrã principal com as imagens em grande, como se pode ver no screenshot em cima, ou então em alternativa numa lista, que nos permite ver de uma forma rápida qual o número de podcasts individuais que temos para assistir.


O leitor providencia aquilo que é mais essencial num primeiro ecrã, onde temos os habituais botões para retroceder ou passar ao próximo podcast, ou os botões para avançar ou retroceder no tempo apenas alguns segundos. O botão para aceder ao Airplay também aparece aqui estrategicamente colocado, para que possamos ouvir / visualizar o podcast numa televisão com a Apple TV, bem como o habitual slider para alterar o volume.


No entanto, se tocarmos na imagem do podcast, passamos para um ecrã com opções avançadas, onde podemos ver uma imitação de um gravador de fitas magnéticas, o qual é animado com as rodas em movimento quando estamos a ouvir um podcast.

Aqui temos também a possibilidade de avançar para qualquer ponto do podcast mexendo no slider vermelho, alterar a velocidade do áudio deslocando um botão para a posição da tartaruga ou da lebre, activar o modo Sleep, para que o podcast se desligue sozinho ao fim de algum tempo, e ainda podemos partilhar o podcast que estamos a ouvir por Email, SMS, ou Twitter.


A pesquisa dos podcasts que queremos adicionar pode ser feita num interface do mesmo género que as apps da AppStore ou iTunes Store, podendo navegar pelas várias categorias à procura de algo que nos interesse, ou então pesquisando pelo nome (só podemos adicionar podcasts que façam parte do catálogo do iTunes).


A app conta ainda com um modo de "rádio", onde podemos rodar um botão em cima para passar pelas várias categorias que existem na loja de podcasts, enquanto em baixo vão surgindo os podcasts relacionados, que podemos seleccionar para começar a ouvir de imediato.

Isto funciona como uma espécie de playlist inteligente, onde poderemos ouvir de seguida os últimos shows disponíveis dos podcasts que aparecem por essa lista abaixo.

Na gestão de podcasts é possível activar o download de novos episódios automaticamente, definir quais é que queremos guardar, ou se queremos que se apaguem automaticamente depois de serem ouvidos, etc, etc.

É possível fazer streaming ou descarregar os podcasts em WiFi para que possam ser ouvidos mais tarde quando não tivermos acesso à internet, mas também é possível fazê-lo usando a ligação de dados do iPhone (em streaming funciona sempre, mas a descarga em 3G só funciona para podcasts com menos de 15MB).

Na descrição da app diz que é possível sincronizar os podcasts entre diferentes iDevices, mas a verdade é que neste momento isto só funciona se ligarmos o iPhone ao iTunes. Teremos então de aguardar pelo sincronismo através da iCloud num próximo update, ou até mesmo só quando sair o iOS6.

É certo que existem apps pagas na AppStore com funcionalidades mais potentes, mas esta Podcasts da Apple está mesmo muito boa, e vai com certeza agradar a toda a gente que ouve podcasts diáriamente.





Podcasts na AppStore (Brasil)

Podcasts na AppStore (Portugal)


Sem comentários :

Enviar um comentário