sexta-feira, 15 de junho de 2012

Textual description of firstImageUrl

Dropbox

Com certeza já conhecem a Dropbox, um serviço gratuito de armazenamento de ficheiros na nuvem, que nos permite ter acesso aos nossos ficheiros em qualquer computador, telemóvel ou tablet, tudo sincronizado em tempo real. Pois bem, a app oficial da Dropbox para iPhone recebeu uma actualização e acabou de se tornar na melhor amiga de todos aqueles que dão bastante uso à câmara fotográfica do iPhone.


Se ainda não têm conta na Dropbox, é favor clicar aqui e criar uma conta gratuita, que ficam logo com 2GB disponíveis para colocarem aqueles ficheiros mais importantes na cloud, sejam documentos pdf ou word, músicas, vídeos ou fotografias, o céu é o limite.

Com a app instalada no iPhone podemos aceder a todos os ficheiros que estiverem na nossa Dropbox, bem como fazer upload a partir de qualquer app que o suporte, ficando estes imediatamente disponíveis nos computadores onde tivermos o cliente da Dropbox instalado, bem como em qualquer iPod Touch ou iPad.


Se tivermos necessidade de aceder a um ficheiro mais tarde quando não tivermos acesso à net, ou até no caso deste ser um vídeo (que normalmente são bem grandes), podemos adicioná-lo à lista de favoritos, sendo este ficheiro imediatamente descarregado para o iPhone, e ficando depois disponível offline.


Mas vamos falar da funcionalidade que me trouxe aqui hoje, a "Camera Upload", que é mesmo o mais importante. Já era possível descarregar e enviar fotos para a Dropbox, mas agora passamos também a ter a possibilidade de fazer backup automático das fotos e vídeos que temos na camera roll do iPhone.


As fotos e vídeos podem ser enviadas para a nuvem através de uma ligação WiFi, mas é também possível fazê-lo na rua através da rede celular, o que, aviso desde já, pode ter um impacto bem grande no vosso plano de dados (esta opção vem desactivada por defeito).

E só temos a ganhar com esta nova funcionalidade, primeiro porque passamos a ter as nossas fotos guardadas num local seguro, e depois porque ficam imediatamente acessíveis a partir de qualquer computador, iPhone ou iPad.


Quando estamos na app a visualizar as fotos na pasta "Camera Uploads" é possível alternar para um modo que imita a camera roll, onde podemos ver todas as miniaturas das fotos que temos online. Da mesma forma, se acedermos ao site, temos lá também uma nova secção chamada "Photos" que nos leva de imediato para uma galeria muito prática de todas as fotos que carregamos através do iPhone.

Cereja no topo do bolo, quantas mais fotos carregarmos para a Dropbox mais espaço nos será oferecido, em incrementos de 500MB, até ao máximo de 3GB. Portanto, em vez de 2GB podemos aumentar a nossa conta da Dropbox até 5GB, e se quisermos mais espaço é só convidar amigos (500MB por cada amigo).

Esta é uma app que podem instalar de forma gratuita, e é daquelas que faz parte do conjunto de utilitários obrigatórios a ter no iPhone ou iPad.





Dropbox na App Store (Brasil)

Dropbox na App Store (Portugal)

3 comentários :

  1. Bom post.
    Mas não ha forma deste upload ser automático?
    ter que ir lá escolher as fotos pra fazer upload é uma seca.
    Rui

    ResponderEliminar
  2. Rui, o update é automático, apenas temos de abrir a app que ela começa logo a enviar as últimas fotos que ainda não foram sincronizadas com o dropbox.

    ResponderEliminar
  3. Lamento a inexistência de caracteres portugueses!

    ResponderEliminar