quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Textual description of firstImageUrl

djay 2 for iPhone

São apps como esta djay 2 for iPhone da algoriddim que me lembram o quanto é bom ter um iPhone nas mãos. Assim de repente ficamos com o poder de animar uma festa como um DJ, ou gravar um mix de músicas espectacular, e tudo com apenas um telemóvel e esta app fantástica que está neste momento gratuita na App Store.


Esta app já surgiu uma ou outra vez em apresentações oficiais da Apple, quando se queria mostrar o poder que é ter um iPhone ou iPad na mão, e é certo que não estavam enganados em destacar este belo software.

Para os DJs de serviço, não há qualquer dúvidas, devem instalar esta app imediatamente, porque conseguem desenrascar aqui um pequeno estúdio com dois pratos manipuláveis em tempo real, que permite animar uma qualquer festa na boa.

E mesmo que estejam apenas a passar o tempo, a app permite fazer estudos, onde a brincar com esta e aquela música, se vão fazendo misturas que podem ser gravadas, e depois partilhadas por Email ou com qualquer outra app que suporte ficheiros de áudio no iPhone.


Por falar em brincadeira, só o facto de podermos carregar uma música da nossa livraria de música, pô-la a tocar, e depois manipular o gira-discos com o dedo afectando o som da música em tempo real, é uma delícia que só visto (ou ouvido neste caso).

Pois é, com esta app podemos manipular o prato com o dedo, o que permite simular com grande precisão o que acontece nos verdadeiros gira-discos, dando para ouvir o som do scratch, e o som da música completamente acelerada.


Mas o verdadeiro poder desta app está nas suas capacidades de sincronizar as batidas entre duas músicas que estejam carregadas lado a lado (BPM Sync), sendo possível usar o crossfader para passar de uma música para a outra, criar marcadores para os quais podemos saltar com um toque rápido de um botão, ou então usar os vários efeitos disponíveis, como Flanger, Phaser, Echo, etc...

Para além dos efeitos especiais que podem ser aplicados em tempo real, temos também uma secção onde podemos mudar os parâmetros de equalização de uma pista em tempo real (graves, médios, agudos, ganho), e uma secção de loops, que é perfeita para a música electrónica, com vários módulos para criar loops à nossa medida, ou então usando os loops rápidos com os tempos já definidos (como se pode ver na imagem em cima 1/2, 1/4, 1/8...).



A app pode também ser usada com o iPhone na vertical, o que faz com que seja mais fácil manipular uma só música bem como o prato do gira-discos, sendo possível alternar facilmente entre as duas músicas carregando nos números 1 e 2 que podemos ver em baixo.

Como a djay é muito boa a procurar os tempos certos das músicas, é possível carregar uma playlist de músicas já préviamente criada no iPhone, e activar o "Automix", que organizará as músicas para tocar, com as transições entre elas já calculadas de uma maneira formidável.

Caso ainda tenham dúvidas das capacidades desta app para animar uma festa, fiquem a saber que é ainda possível ouvir o mix através do conector do iPhone directamente para um sistema stéreo, e usar separadamente os headphones para ouvir e preparar a próxima música.

Mais recentemente foi introduzida numa actualização a capacidade de utilizar directamente músicas da nossa conta Premium do Spotify, bastando ter acesso à internet para fazer os mixes mais radicais com as nossas músicas favoritas e playlists já criadas no Spotify.

Sejam fãs do scratching ou de mixing em geral, DJs amadores ou profissionais, têm aqui a melhor app de música que alguma vez terão instalada no vosso iPhone. Mas como eu sou um leigo na matéria, vejam o seguinte vídeo do DJ Ravine a curtir com esta belíssima app.



iPhone:

djay 2 for iPhone na App Store (Brasil)

djay 2 for iPhone na App Store (Portugal)


iPad:

djay 2 na App Store (Brasil)

djay 2 na App Store (Portugal)



2 comentários :