quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Textual description of firstImageUrl

Leya MediaBooks

Ler livros no iPhone é algo que se pode fazer desde sempre com apps como a Stanza, mas com o aparecimento da app iBooks da Apple e a chegada da loja de livros ficamos com aquela esperança que ia ser desta que iríamos poder ter acesso a livros recentes e conhecidos a um bom preço. Mas não foi isso que aconteceu, pois sabe-se lá como andarão as tentativas de negociação da Apple com as editoras. O máximo que conseguimos foi o acesso aos livros gratuitos do Projecto Gutenberg, o que já é muito bom, mas de todo suficiente.

Com esta falta grave aparecem outros a tentar colmatar este vazio, como é o caso da Leya MediaBooks da Leya, uma belíssima app onde se pode ler e comprar livros de grandes editoras nacionais em língua portuguesa.

Estes livros que se encontram disponíveis na app podem também ser encontrados no site http://www.mediabooks.com/ onde se podem encontrar para além destes muitos outros títulos, inclusive de autores estrangeiros.


A app está muito bem concebida e já vem com os gráficos compatíveis com o novo ecrã retina do recém chegado iPhone 4.

Mal a abrimos podemos ver quais os livros em destaque na loja, bem como os seus preços, bastando seleccionar o livro que nos interessa e comprá-lo tocando no botão com o preço, exactamente como fazemos na AppStore para comprar apps (os Ebooks são de facto debitados do cartão de crédito que temos associado na conta do iTunes).


Na secção do Catálogo podemos ver todos os livros disponíveis na loja, procurando pelos mais vendidos, oportunidades, temas ou autores. É também aqui que podemos aceder a uma lista dos livros que mostramos interesse em adquirir, opção essa disponível quando estamos a visualizar a informação de um livro, onde podemos também partilhá-lo com os nossos contactos por Email, Facebook ou Twitter.


Na Estante podemos ver todos os livros que adquirimos na app, e podemos estar a ler vários em simultâneo que é guardada a página onde estavamos quando paramos de ler (isto para além da opção de adicionar vários bookmarks onde quisermos no livro).


O livro em si é de navegação simples, vendo a página em ecrã inteiro com o iPhone na vertical, em que podemos tocar do lado direito da página para avançar para a próxima e do lado esquerdo para retroceder. Em baixo podemos usar o slider para saltar várias páginas para a frente.

Em cima temos botões para voltar à estante de livros, ou aceder aos capítulos, marcadores e notas. Podemos também ajustar directamente na app a luminosidade para se adequar facilmente à luz ambiente, o tamanho do texto, e um marcador convenientemente colocado no lado direito do livro em cima, para guardar uma ou mais páginas às quais queremos voltar mais tarde.


Para aqueles que estejam a estudar ou simplesmente gostem de sublinhar certas passagens num livro, está disponível uma opção de tomar notas em que podemos seleccionar uma porção de texto carregando por algum tempo com o dedo sobre o texto, e criar uma nota, que podem depois ser acedidas no menu da tabela de conteúdos.


Caso tenham dúvidas acerca do funcionamento da app, ou de como se processam as compras, não temam, pois a app vem artilhada com uma muito útil secção de Ajuda onde são respondidas as perguntas mais frequentes, e que também serve de manual.

Este leitor de Ebooks é exctamente aquilo que os fãs da leitura mobile estavam à espera da parte da Apple mas que tarda em chegar. Se não podem passar sem a vossa leitura diária, estejam em casa, no trabalho ou de férias, e não querem andar a carregar montes de livros, então têm aqui a app ideal. Os livros comprados aqui dão direito a desconto nas suas versões em papel na loja, o que já não é muito mau, especialmente para os coleccionadores. A app em si é gratuita por isso recomendo que a instalem e espreitem a biblioteca de livros disponíveis, que vai crescendo de dia para dia.

Leya MediaBooks na AppStore

Sem comentários :

Enviar um comentário