sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Textual description of firstImageUrl

Glopy

Aqueles jogos de madeira com labirintos onde temos de levar pequenas esferas de metal até aos respectivos buracos continuam a ser dos meus favoritos, e agora acabou de aparecer na App Store um jogo que eleva isto tudo para um nível nunca antes visto. Trata-se de Glopy da Hayrullah Emre KalafatGunes, e não temos apenas um jogo de madeira para resolver, mas sim 24 puzzles delirantes.


Tenho em casa alguns destes jogos de madeira antigos, onde é preciso muita paciência e destreza para resolver os puzzles. Aqueles onde temos de colocar as pequenas esferas nos buraquinhos são especialmente frustrantes e desafiantes, mas quando conseguimos ter tudo no seu respectivo lugar ficamos bem satisfeitos.

Este Glopy põe-nos à frente no seu primeiro puzzle uma pequena bola de madeira, com caminhos escavados na sua superfície, e uma pequena esfera colorida que temos de fazer chegar ao buraco com a mesma cor. O primeiro puzzle é muito simples, e apenas para demonstrar como tudo funciona, e até para praticarmos como mover a bola em todas as direcções.

Estas bolas têm partes móveis, que ao serem rodadas nos permitem estabelecer um caminho viável para a esfera atravessar até chegar ao buraco da sua cor respectiva. Quando todas as bolas tiverem saído pelos seus buracos, passamos para o próximo puzzle, para a próxima bola.

Os primeiros 5 puzzles vamos concluí-los em tempo recorde, mas num instante percebemos que cada bola que vem a seguir introduz algo novo para nos vai dificultar a vida, o que vai fazer com que demoremos bem mais tempo a chegar ao final. Passamos a ter caminhos mais complexos para atravessar, alavancas que bloqueiam as partes móveis da bola, caminhos com tinta que mudam a cor das esferas, etc, etc.


Quando começamos a ter esferas que não têm um buraco com a sua cor, sabemos que temos de levá-las por um caminho que tenha tinta para mudar a sua cor, mas com 4 ou 5 esferas a passearem livres na bola, temos de pensar muito bem nos nossos movimentos para não fazer asneiras. Porque se uma esfera calhar de cair num buraco que não é da sua cor, perdemos o jogo, e temos de recomeçar esse puzzle do início.

Para controlar esta bola gigante, apenas temos de deslizar com o dedo (ou dedos) abaixo do puzzle para a poder girar em todas as direcções, e tocar directamente nas partes móveis da bola para as mover e assim orientar os caminhos para as esferas atravessarem. É de salientar que as pequenas esferas obedecem à gravidade, portanto se inclinarmos o iPhone, estas movem-se em conformidade na direcção da inclinação (como nos jogos de labirintos).

Com uma banda sonora bem simpática e um visual incrível, que parece mesmo que temos um destes puzzles de madeira à nossa frente na mão, este é um jogo obrigatório para quem aprecia resolver puzzles onde é precisa muita destreza, concentração e paciência. Puzzles inspirados em objectos reais, mas com mecânicas que não seriam possíveis num verdadeiro puzzle deste género.

Os gráficos 3D do jogo são incríveis, mas é possível reduzir a qualidade gráfica e desligar a música, se quisermos poupar um pouco a bateria do iPhone, o que por vezes pode dar jeito se estivermos longe de um carregador. Compatível com o ecrã fantástico do iPhone X, este jogo de 2€ é fantástico e recomendo vivamente aos fãs do género.


Glopy na App Store

Tamanho: 406 MB



Glopy - Rating: 4,2

Sem comentários :

Enviar um comentário