terça-feira, 3 de setembro de 2013

Textual description of firstImageUrl

HelloLab

Não faltam apps de fotografia na App Store, e torna-se cada vez mais complicado descobrir quais devemos ter instaladas no nosso iPhone, mas o que é certo é que continuam a aparecer novas apps que marcam pela positiva. É o caso desta HelloLab de Marcel Schmitz, uma app gratuita para tirar fotos e para fazer o seu tratamento posterior com filtros e efeitos, que merecia mesmo ser a nova app de fotografia a sair de raíz com o iOS7, pelo seu belíssimo aspecto gráfico e simplicidade.


Há já muitos criadores de apps a actualizar as suas apps para o iOS7, mas o Marcel Schmitz adiantou-se e lançou agora em Agosto esta belíssima app, que agradará com toda a certeza a todos aqueles que gostam de uma app simples e intuitiva, mas também extremamente potente ao nível de funcionalidades.

A app abre num menu simples, onde podemos optar por um dos dois grandes módulos da app, carregar uma foto do rôlo de câmara para ser alterada, ou abrir a máquina fotográfica para tirar umas fotos (com filtros aplicados em tempo real num iPhone 4S e iPhone 5).

A câmara fotográfica está muito bem pensada, tanto pelas funcionalidades apresentadas como pelo aspecto gráfico dos botões que temos disponíveis na barra de cima. Um botão para activar o flash do iPhone, e os outros três servem para fixar a exposição à luz, o foco, e o balanço de brancos, tudo opções que considero essenciais em qualquer câmara fotográfica para o iPhone. Temos ainda um botão de disparo contínuo, que nos permite tirar várias fotos sem termos de passar de imediato para a edição da foto.

Enquanto estamos a tirar fotos, podemos deslizar o dedo para os lados para ir mudando o filtro usado (que pode ser visualizado em tempo real num iPhone 4S e iPhone 5), e se o movimento for na vertical é possível alterar entre os vários tipos de filtros, assim como aceder aos ajustes de imagem.


Aqui estamos já no módulo de edição de imagem, onde temos acesso directo aos filtros e aos ajustes de imagem (nos dois primeiros botões da barra cinzenta), a opção de rodar a imagem, e ainda de recortar a foto ao nosso gosto, sendo possível rodá-la livremente com os dedos, e aplicar formatos já prédefinidos, como o famoso quadrado, etc.

Mas a app é altamente intuitiva, e para navegar por estes filtros apenas temos de deslizar o dedo pelo ecrã sobre a imagem. Na horizontal passamos de efeito para efeito, e na vertical muda-se o tipo de filtro, até chegarmos aos ajustes de imagem. Temos disponíveis dois tipos de filtro com 4 efeitos cada um, e depois se quisermos (e vamos querer), temos a possibilidade de adquirir através de compras in-app uma série de filtros fantásticos e de grande qualidade, cada um deles por 0,89€, ou 4,49€ para adquirir todos os 12 filtros de uma só vez.

A HelloLab tem ainda uma secção de ajustes onde podemos alterar a imagem de forma dramática, com ferramentas como a temperatura, exposição, contraste, sombras, saturação, efeito para desvanecer, vinheta, e ruído, todos eles com 5 níveis de ajuste diferentes. Existe ainda a possibilidade de carregar uma segunda imagem do rôlo de câmara, que se sobrepõe à foto que tiramos, sendo uma óptima ideia para servir de textura ou mesmo como efeitos de luz (a imaginação não tem limites aqui).

As fotos podem ser guardadas no rôlo de câmara na resolução máxima (3072 pixéis), ou numa resolução mais baixa (1024 pixéis), onde podemos até deixar uma anotação de texto que nos indica quais os filtros usados na edição de imagem. É possível partilhar a foto com outras apps que tenhamos instaladas no iPhone, ou até enviar directamente para o Instagram.

Trata-se de uma app universal compatível com iPhone e com iPad, e é de instalação obrigatória, tanto pela sua qualidade excelente e interface intuitivo, e também por se encontrar gratuita na App Store. Com os dois tipos de filtros e demais ajustes de imagem já estamos muito bem servidos, mas os filtros extra são mesmo a cereja no topo do bolo, e podemos experimentá-los livremente na app antes de os adquirir.


HelloLab na App Store (Brasil)

HelloLab na App Store (Portugal)

Tamanho: 29.7 MB





Sem comentários :

Enviar um comentário