segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Textual description of firstImageUrl

Footpath Route Planner - Running / Cycling / Hiking Maps

Sou um ávido fã de caminhadas e de andar de bicicleta, seja na cidade ou na montanha, é uma excelente forma de nos mantermos sãos, corpo e mente. Costumo planear com antecedência as minhas caminhadas, e agora com esta Footpath Route Planner - Running / Cycling / Hiking Maps de Eric Wolfe, a minha vida acabou de ficar bem mais facilitada.



Esta app serve tanto para o planeamento de uma rota que queremos fazer, ou mesmo para o pós, se nos esquecemos de registar com o gps o caminho, ou simplesmente porque queremos ver quantos quilómetros percorremos, pois é possível registar rapidamente a rota desenhando com o dedo sobre o mapa.

Se o mapa tiver estradas ou caminhos, podemos activar o íman, e não temos de nos preocupar com o caminho que desenhamos, pois este aparece automaticamente sobre as estradas por onde passou a linha desenhada. Alternando o desenho com o íman activado e desactivado, podemos facilmente criar percursos onde há ao mesmo tempo caminhos no mapa e onde não existe nenhum caminho.

Para o planeamento de uma rota que vamos fazer, é muito útil poder verificar no mapa quantos quilómetros vamos percorrer, mas também as diferenças de altitude, ficando a perceber rapidamente qual a dificuldade do percurso, e quais os troços mais complicados (basta deslizar com o dedo sobre o gráfico das altitudes para ver qual a parte do caminho a que se refere).

Se estivermos num ambiente citadino com estradas, podemos simplesmente largar um apontador no início da rota, e um apontador no local de destino, que a app calcula de imediato a rota mais curta entre os dois pontos. Podemos aí ainda activar a opção de fazer o caminho de volta (são calculados automaticamente os quilómetros totais), ou então criar um loop, onde a app irá calcular qual o melhor caminho de volta.

Se estivermos online, e visualizarmos o mapa cuja zona queremos percorrer, de antemão, podemos depois usar a app completamente offline, percorrendo a rota e verificando se estamos no caminho certo olhando para o mapa previamente carregado. Podemos até planear novos caminhos no terreno, bastando desactivar o íman, e desenhar à mão sobre o mapa.

A app está hoje gratuita na App Store e permite-nos guardar até 5 rotas, partilhá-las por Email ou nas redes sociais com os nossos amigos, e até enviá-las para outras apps, assim como aceder ao Google Maps em modo de navegação para o início da rota.

Para os profissionais que precisam de mais funcionalidades, é possível desbloquear a versão Elite através de uma compra in-app, ficando com um número ilimitado de rotas (bem como a possibilidade de edição das mesmas), exportação para GPX e KML (para abrir a rota no Google Earth), sincronização de rotas entre iPhone e iPad, e a visualização da rota numa série de mapas diferentes (OpenStreetMap, Mapbox Streets, Mapbox Outdoors, e OpenCycleMap).



Footpath Route Planner na App Store (Brasil)

Footpath Route Planner na App Store (Portugal)

Tamanho: 19.4 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário