terça-feira, 13 de março de 2018

Textual description of firstImageUrl

Pixel Plex

Os fãs de Sim City podem passar agora pela App Store e agarrar o gratuito Pixel Plex da Toast Mobile, um simulador de cidades onde temos de construir uma cidade junto com outros 39 jogadores, um quarteirão de cada vez.


Este não é o jogo Sim City que há muito aguardam, mas Pixel Plex traz um conceito novo e interessante que pode agarrar de imediato uma grande quantidade de pessoas, e ao mesmo tempo afastar outras tantas. Convém perceber ao que se vem, senão fica-se logo frustrado nos primeiros minutos de jogo e desiste-se de imediato.

Em Pixel Plex arrancamos numa cidade que pode ter até 40 pessoas a colaborar na sua construção, cada um começando com o seu quarteirão vazio pronto a colocar todo o tipo de edifícios que fazem parte de uma cidade.

Uma cidade sem pessoas não é uma cidade, por isso convém começar logo por construir uma cabana, para atrair moradores. Com pessoas a viver no nosso quarteirão, podemos (e devemos) construir um lenhador para obter madeira, esse recurso tão importante para poder construir todo o tipo de edifícios.

De seguida convém concentrar os nossos esforços em construir uma fábrica de cimento, porque sem tijolos não se pode evoluir como deve ser numa cidade que se quer cosmopolita. Garantindo assim a produção destes recursos tão importantes, podemos evoluir as nossas cabanas para uma casa, um duplex, condomínio, ou mesmo um motel, etc, que faz com que venham ainda mais moradores.

E precisamos mesmo de mais moradores, porque para uma cidade funcionar como deve ser temos de ter serviços, e portanto há que construir um pequeno restaurante, uma quinta, um café, uma estação de serviço, uma clínica, etc, etc.

Os moradores podem assim ir trabalhar nesses serviços, fazendo avançar a economia do nosso quarteirão, sendo sempre mais eficiente e lucrativa se tivermos estas pessoas a trabalhar nos seus empregos de sonho. Convém portanto verificar se estão a trabalhar no local que gostariam, e assim despedi-los e contratá-los noutro serviço (ao estilo do jogo Tiny Tower), e até mesmo despejá-los da sua morada para conseguirmos um novo morador com perspectivas de carreira que nos sejam mais favoráveis.

Uma das características únicas deste jogo é o facto de podermos contratar moradores de quarteirões que estejam à nossa volta (dos 8 quarteirões em redor do nosso quarteirão específicamente), e o mesmo para os outros jogadores. O jogo vive um pouco da cooperação entre os 40 jogadores que estão numa mesca cidade, e portanto há um local para trocas de recursos entre jogadores, e há um chat geral entre todos para comunicação e para combinar trocas, etc.

O jogo tem eleições a cada 2 dias, podendo os 40 jogadores votar em quem querem eleger para Mayor da cidade. Esse Mayor poderá então modificar as leis da cidade em vigor, que poderão dar um bónus nos recursos que recebemos por hora, ou melhorar o número de recursos que podemos encontrar no barco que circula à volta da ilha (a cada 3 minutos disponibiliza recursos grátis), ou mesmo até afectar o mercado de acções.

Pois é, o jogo deixa-nos investir na bolsa da cidade, comprando e vendendo acções sempre que o mercado estiver a nosso favor. Comprar barato e vender caro é o ideal, mas temos de perceber quando é que a bolsa está a tender para o nosso lado, e não para o lado contrário. Isto é afectado por coisas como quantas pessoas estão online a cada momento, se há construções a acontecer, se se estão a fazer trocas entre jogadores, etc.

O jogo tem poucos dias e ainda não se percebe muito bem qual será o futuro do jogo, mas é certo que tem já uma comunidade bem activa de gente interessada e completamente agarrada ao jogo, desbloqueando cada vez mais edifícios, construíndo projectos de lazer para manter os moradores satisfeitos, adquirindo novos quarteirões, e assim expandir ainda mais a cidade.

Se apreciam este tipo de jogos de simulação e gestão de cidades, recomendo vivamente que experimentem este Pixel Plex, e que lhe dêem tempo para perceber se se encaixa nos vossos gostos ou não. A parte colaborativa entre jogadores é algo que enriquece e muito a experiência, e é algo diferente que ainda não se tinha encontrado em qualquer outro jogo do género.


Pixel Plex na App Store

Tamanho: 182.5 MB




Pixel Plex - Rating: 4

Sem comentários :

Enviar um comentário