quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Golf Peaks

Eu bem que digo que os jogos de Golf andam a invadir os nossos iPhones, o que é excelente, especialmente quando começam a virar para o lado dos puzzles e quebra cabeças, porque é certo que nem toda a gente tem a destreza e paciência para fazer pontaria ao buraco com uma bola num telemóvel. É aqui que entra o recém chegado Golf Peaks da Lukasz Spierewka, um belíssimo jogo de Mini Golf para quem aprecia um bom quebra cabeças apresentado de uma forma bem minimalista e inovadora.


Como é indicado no nome, vamos andar a tentar enfiar a bola no buraco nos picos das montanhas. E aqui não há que fazer pontaria com o dedo, nem procurar o melhor ângulo e a força exacta para dar as tacadas. Nada disso, em Golf Peaks temos disponíveis uma série de cartas na parte inferior do ecrã, as quais representam tacadas, com um determinado número de casas a avançar, e se é uma tacada a direito pelo solo ou se é uma tacada que levanta a bola para o ar.

Quase que podíamos dizer que é um jogo para quem não gosta de Golf, porque o que há aqui são puzzles para resolver, bem ao género da excelente série de jogos GO como Lara Craft GO ou o jogo Uncharted: Fortune Hunter. Temos de analisar o terreno que temos pela frente, ver quais os obstáculos, olhar para as cartas e o número de movimentos possíveis, e escolher a carta certa e a direcção que a bola deve tomar.

O processo é sempre este, escolher uma carta em baixo, e deslizar com o dedo no ecrã na direcção na qual queremos que a bola seja lançada, em qualquer uma das 4 diagonais. De onde vem o desafio perguntam vocês? Em cada um dos 6 mundos vão aparecendo novos obstáculos e desafios para enfrentar, como é o caso dos campos de areia que prendem a bola, e de onde saímos apenas com uma carta que lançe a bola no ar.

Temos areia movediça que engole a bola caso esta pare nessa posição (mas se passar com velocidade não há problema), temos água, temos paredes e esquinas onde fazer ricochete, temos rampas, temos molas que atiram a bola para o ar, e até temos buracos coloridos mágicos que fazem a bola desaparecer de um lado e aparecer do outro.


No primeiro mundo é tudo muito simples, servindo quase exclusivamente de tutorial, onde nos vai explicando a mecânica do jogo, a fisíca e regras básicas de cada percurso de golf, como jogar as cartas e como dar as tacadas. Mostra-nos também que não há o perigo de nos enganarmos pois podemos sempre voltar uma tacada atrás, ou mesmo reiniciar o nível, não havendo qualquer relógio a pressionar-nos (nem publicidades chatas).

Mas como devem estar a adivinhar, com cada mundo a mostrar-nos um novo tipo de obstáculo, nos mundos mais avançados já começamos a ter todo o tipo de obstáculos misturados num só puzzle, o que torna tudo bem mais desafiante. Portanto, se nos primeiros mundos vamos resolvendo os puzzles de uma forma bem rápida, o mesmo já não se pode dizer nos últimos mundos, onde já vamos demorar bem mais tempo para chegar à solução.

Há que ter em conta que a dificuldade é relativa, o que agradará à maioria dos jogadores, pois é um jogo bem relaxante com uma banda sonora bem bonita a acompanhar. Os fãs acérrimos de quebra cabeças podem resolver todos os 70+ níveis em poucas horas e vão querer mais, e há boas notícias, pois o criador do jogo tem já prometidos novos puzzles a chegar de forma gratuita numa próxima actualização.

Não deixem de agarrar este jogo com um belíssimo aspecto minimalista (com animações bem interessantes presentes em todos os puzzles), e onde ficamos a saber que é possível resolver puzzles super interessantes num campo de Mini Golf, sem perceber nada de Golf.


Golf Peaks na App Store

Tamanho: 175.3 MB


Golf Peaks - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário