terça-feira, 13 de novembro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Noda

No outro dia falei-vos aqui do jogo Monorama, uma espécie de híbrido do Sudoku, e dei por mim a investigar que mais tem feito a ZealTopia Interactive, e descobri que têm também no seu portfolio este fantástico jogo de puzzles com números chamado Noda, e que podem encontrar grátis na App Store.


Dá para perceber a inspiração que foram buscar a este Noda para o jogo Monorama, especialmente no que toca à mecânica de arrastar um número para uma casa adjacente e obter uma divisão desse mesmo número, que continua a ser algo bem interessante e muito fácil de compreender.

Neste jogo temos um objectivo diferente em cada puzzle, que nos é apresentado no canto superior esquerdo. Temos um número de uma determinada cor, e temos de o conseguir obter um x número de vezes. Na primeira imagem em cima podemos ver que precisamos de obter três números "4" da cor laranja.

E fazemos isto arrastando os números para cima, para baixo e para os lados, na grelha de números que temos à nossa frente. As regras são simples, e mais fáceis de perceber ao passar pelo curto tutorial que nos explica tudo de uma maneira bem acessível e rápida.

Se arrastarmos um número para uma casa vazia, ficamos com 2 números iguais, um na casa original e outro na casa que estava vazia (um 4 divide-se em dois 2). Se o número for ímpar, este divide-se de forma desigual (um 3 divide-se em um 2 e um 1). Se deslizarmos um número para cima de outro número estes ficam somados dentro dessa mesma casa (a soma não pode ultrapassar o 9), e o número 1 não pode ser movido para lado nenhum pois não pode ser dividido em dois números.


Parece complicado, mas é na verdade muito simples, como poderão ver por vocês próprios ao resolverem os primeiros níveis ainda em modo de tutorial. As coisas podiam ser sempre simples, mas a cor vem complicar tudo, e temos de ter em conta que os números a obter têm de ser da cor indicada, o que nos obriga a alguma ginástica mental, e o que torna este puzzle num jogo bem desafiante.

Para ajudar ao desafio, para obtermos a estrela em cada nível, temos de conseguir resolver o puzzle num determinado número de movimentos. Podemos ultrapassar à vontade o número de movimentos que fazemos, mas para obter aquela estrela, há que puxar pela cabeça, e isto é algo que vamos querer fazer em todos os níveis, acreditem.

Temos cerca de meia centena de puzzles para resolver de forma gratuita, e depois há uma compra in-app super barata para desbloquear todos os outros puzzles que estão disponíveis no jogo. O desafio por si só vale a pena, mas quando vemos o interface e o aspecto gráfico bem polido assim como as animações, e a banda sonora jazzy que fica no ouvido enquanto estamos a jogar, percebemos que é um jogo que merece bem a compra dos restantes puzzles.


Noda na App Store

Tamanho: 14.9 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário