sábado, 1 de julho de 2017

Quem vence a batalha entre a Google Play e a Apple IOS App store?

Os smartphones são atualmente um equipamento electrónico de referência na população mundial. Isto leva a uma constante evolução das especificações dos telemóveis e das funcionalidades disponíveis dos mesmos, seja em termos de hardware como de software, o que inclui os aplicativos, como é óbvio. Existem dois grandes rivais no mercado multimilionário de apps para smartphone, e estes são o Google Play e a App Store da Apple.

O Google Play é a loja de aplicativos para smartphones que utilizam o sistema operativo Android. Esta loja oferece aos seus utilizadores diferentes tipos de aplicativos, como por exemplo, os jogos. Podemos encontrar nesta loja jogos desde MMORPGs, jogos de estratégia, puzzles, variados jogos online, e até jogos de casino como a roleta. Adicionalmente, podemos aceder a outros aplicativos que são muito úteis para o nosso dia-a-dia, e até para a nossa vida profissional.

Por outro lado, a App Store da Apple corre no sistema operativo iOS, e apresenta muitas semelhanças com a app store da Google, disponibilizando o mesmo tipo de conteúdo, mas desta vez para os utilizadores dos smartphones da Apple, com exceção daqueles que são exclusivos do que cada mercado tem para oferecer. Ambas as app stores foram lançadas em 2008 (a Google anunciou nesta data o Android Market que só viria a funcionar em pleno 2 anos mais tarde) e apesar de serem tão semelhantes, qual delas lidera o mercado de aplicativos para smartphones?

É difícil dar uma resposta definitiva a esta pergunta, pois ambas as empresas dominam o mercado em diferentes áreas. Se olharmos para a participação em geral no mercado, a Android ultrapassa a Apple com quase um bilião de equipamentos vendidos anualmente, comparando com os 700 mil equipamentos da Apple. Uma superioridade na quantidade de equipamentos vendidos reflete-se no número de downloads de aplicativos.

Este estatuto da Android deve-se ao rápido crescimento do seu mercado, que já está estabelecido em grandes países como os Estados Unidos da América e o Reino Unido, mas também na Turquia e no Brasil. No entanto, é de surpreender que a App Store da Apple tem um valor em receitas extravagantemente mais alto que o Google Play, com cerca de $5.1 milhões gerados por dia. O facto de que a maior parte do mercado de aplicativos Android é de acesso gratuito, certamente contribui para estes números, assim como a pirataria.

Isto mostra que a batalha entre estes dois gigantes tecnológicos está longe de terminar, com ambos a lutar pelo lugar de melhor loja de aplicativos para smartphones. A venda de smartphones e aplicativos continua a crescer a uma velocidade incrível, o que torna impossível prever o resultado desta batalha sem fim.

Olhando para trás, vejo que já comecei esta aventura de falar de apps para o iPhone, estávamos ainda no ano de 2009. Isto foi pouco depois de ter sido lançado o iPhone 3G, o primeiro que trazia a inovadora loja App Store, e a possibilidade de instalar milhões de apps, o que deu origem à famosa frase "há uma app que faz isso". Concluíndo, e em jeito de resposta ao título deste post, Android ou iOS, acho que os verdadeiros vencedores somos todos nós, e que seja para continuar assim nestes moldes por muitos mais anos.

Sem comentários :

Enviar um comentário