quinta-feira, 5 de julho de 2018

Textual description of firstImageUrl

Molekular

Na semana passada eram só jogos de futebol, e esta semana já começa a parecer a semana dos puzzles e quebra cabeças, o que é sempre bom, especialmente quando se trata de jogos como o gratuito Molekular de Jacopo Berta, que para além de nos pôr a resolver puzzles, também é uma app educativa que nos ensina algumas coisas sobre química.


Este é um jogo onde não precisamos de saber de química para jogar, mas convém saber seguir algumas regras simples para resolver cada um dos cerca de 140 puzzles que temos disponíveis. O nosso objectivo é ligar todos os átomos presentes no ecrã de maneira a formar uma molécula conhecida. O jogo arranca com um muito útil tutorial que nos explica como resolver um puzzle, e a partir daí a mecânica é quase sempre a mesma.

Cada átomo tem um determinado número de electrões a circular à sua volta, o que representa também o número de ligações que este tem de fazer até estar satisfeito. Mas como só podemos mover um dos átomos, temos de pensar muito bem nos passos a dar para não ficarmos encravados.

Começamos com um primeiro puzzle bem simples onde temos de criar a molécula da água, que nos obriga a juntar dois átomos de hidrogénio a um átomo de oxigénio (H2O para quem não sabe). Os átomos de hidrogénio têm um electrão a rodar à sua volta, o que quer dizer que apenas podem estabelecer uma ligação (não convém ligar um átomo de hidrogénio ao outro, que assim não conseguimos ultrapassar o desafio), e o átomo de oxigénio tem dois electrões à sua volta, o que nos indica que este pode estabelecer duas ligações (aos dois átomos de hidrogénio).

Para mover o átomo que está livre, apenas temos de deslizar com o dedo no ecrã na direcção pretendida, que este avançará uma posição de cada vez. A partir do momento em que um átomo se liga a outro, passamos a mover os dois em simultâneo, e por aí fora. Isto implica ter muito cuidado com a ordem com que ligamos os vários átomos, pois a disposição das paredes e obstáculos de um nível pode impedir a passagem e movimento dos mesmos.

O título de cada puzzle é uma espécie de dica a antever a molécula que vamos formar, e cada vez que é completado um desafio, é-nos dada uma pequena informação sobre a molécula que criamos, coisas úteis como relacioná-la com produtos que conhecemos e usamos no nosso dia a dia, ou simplesmente pequenos factos históricos sobre a sua descoberta.

O jogo está muito bem conseguido, tanto ao nível gráfico, como ao nível criativo com o seu grande carisma e um lado educativo espectacular. Os puzzles começam a ficar bem mais complexos a partir de um certo nível, e é mesmo preciso completar um quebra cabeças para se poder avançar para o próximo, até se chegar finalmente ao "Vacuum", nome perfeito para o último puzzle do jogo.

Com a última actualização do jogo passamos a ter dicas disponíveis que nos mostram como resolver um determinado puzzle. A partir do nível 28 podemos adquirir o jogo completo, ou simplesmente visualizar um vídeo com publicidade para continuar.


Molekular na App Store

Tamanho: 39.5 MB




Molekular - Rating: 4

Sem comentários :

Enviar um comentário