segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Textual description of firstImageUrl

Apple Arcade - Assemble With Care

Ainda a aproveitar o primeiro mês gratuito de Apple Arcade, um dos primeiros jogos que joguei do início ao fim foi este Assemble with Care da usTwo Games, um jogo muito bonito com uma história algo curta que nos vai pôr a viver as aventuras de uma rapariga com muito jeito para reparar todo o tipo de objectos do dia a dia.


A minha curiosidade inicial veio logo do facto deste Assemble With Care nos chegar das mãos da usTwo Games, o estúdio que criou os espectaculares e super famosos Monument Valley e Monument Valley 2. Pelo vídeo de apresentação dava para perceber que estavamos perante um tipo completamente diferente de jogo, mas com a excelente qualidade a que já nos tinham habituado antes.

Neste jogo vestimos a pele de Maria, uma mulher com muito jeito para reparar e restaurar todo o tipo de objectos. Em parte ganhou muita experiência para isso a trabalhar na loja de antiguidades dos seus pais, mas era algo que já tinha na sua veia. Vamos acompanhá-la nas suas viagens pelo mundo fora, enquanto vai conhecendo pessoas que irão entrar na sua vida com pedidos de ajuda para reparar objectos queridos, e ao mesmo tempo as suas próprias vidas.


O jogo é narrado em inglês, com legendas, com vozes de grande qualidade, e passamos por cada puzzle / história numa série de capítulos que nos levam até ao final da história da própria Maria. A entrada da vida de Maria nas vidas das pessoas irá mudá-las com toda a certeza, e no final, serão as suas vidas que irão mudar a vida de Maria.

Tirando a parte da narrativa e emocional, que é grande parte do jogo, temos a parte em que temos de realmente reparar objectos, e aqui o jogo não é muito complicado, mas obriga-nos a manipular certos objectos em 3D. Separar as peças de um objecto, retirar os parafusos com uma chave de fendas, trocar partes estradas por outras em condições, colar peças, etc, etc.

Há uma grande componente nostálgica neste jogo, percebendo isso de imediato quando nos chega um pequeno walkman às nossa mãos, o qual temos de reparar começando por puxar a fita da cassete para o seu interior usando um lápis. Muitos dos objectos são assim relíquias dos anos 70/80, como uma máquina fotográfica analógica, um projector de slides, um gira-discos, um walkman, um relógio analógico, etc. Esta é uma experiência que recomendo a qualquer pessoa que invista o seu tempo nos magníficos jogos do Apple Arcade. Joga-se em poucas horas, mas ficamos todos mais ricos por o fazermos.


Assemble with Care na App Store

Tamanho: 552 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário