terça-feira, 29 de outubro de 2019

Textual description of firstImageUrl

reky

Os jogos que mais aparecem aqui nos Apps do iPhone são mesmo os quebra cabeças, e basta seguir o link para perceber que são já às centenas, e na sua maioria tudo jogos de grande qualidade e com mecânicas e jogabilidade bem interessantes. Isto só acontece porque vão aparecendo sempre novas maneiras de resolver puzzles, e este reky de Andreas Diktyopoulos, é mais um a juntar a uma enorme lista de puzzles inovadores que marcam pela diferença.


Em reky controlamos uma pequena bola saltitona, a qual temos de levar até ao portal de saída em cada nível, que aparece assinalado com uns pequenos riscos animados. Digo isto porque a certa altura começamos a ter vários portais que podem ser atravessados pela nossa bola, que nos transportam entre diferentes localizações no nível, e há que saber qual é o portal final, o nosso objectivo e destino.

A mecânica de jogo é nova e portanto há que perder uns minutos a perceber como tudo funciona. Para mover a nossa bola é só tocar no local que queremos para onde ela vá, e está feito, como em qualquer jogo point-and-click. A ideia de cada nível será tentar estabelecer um caminho viável para que a bola consiga chegar até ao portal de saída.

Para isso contamos com as cores que pintam alguns dos blocos presentes no ecrã. Estes blocos podem ser movidos, bastanto deslizar o dedo sobre eles, o que nos permite obter novas passagens para a nossa bola. Ao passarmos sobre estes blocos coloridos podemos tocar no seu interior para transferir a sua cor para a bola, que pode dessa forma ser transferida para um outro bloco em branco, passando este bloco a ter a capacidade de ser movido da mesma forma que o anterior bloco.


Diferentes cores permitem que os blocos se movam de maneiras distintas, e é aqui que temos a parte do quebra cabeças para resolver. Há que mover vários blocos, ou por vezes apenas só um, brincar com as cores, atravessar portais, e contar com o botão de UNDO (voltar atrás) para não termos que reiniciar constantemente um mesmo nível. Sim, que isto com portais podemos acabar por ser transportados para um local de onde não haja saída possível.

Este é um jogo onde a partir de certo nível experimentar é a ordem do dia. Temos de perceber em que direcção certos blocos coloridos se movem, e para onde certos portais nos transportam. E só aí é que podemos começar a usar a lógica para perceber quais os movimentos a fazer e qual o melhor caminho até chegar ao portal de saída. Com 96 níveis para resolver, e um design incrível 3D a acompanhar, este é um jogo muito bonito que recomendo vivamente a qualquer fã de puzzles e quebra cabeças.


reky na App Store

Tamanho: 420.9 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário