segunda-feira, 27 de abril de 2015

Textual description of firstImageUrl

Does not Commute

Preparados para agarrar no volante e resolver um quebra cabeças temporal? Does not Commute da Mediocre AB, é um jogo que podemos encontrar gratuito na App Store, que nos vai pôr a conduzir uma série de carros até ao seu destino no espaço curto de 60 segundos, tentando ao máximo evitar acidentes.


Estamos nos anos 70, numa pequena cidade, e vamos acompanhando a vida dos seus residentes, no momento em que cada um sai de casa e arranca na sua viatura. Começamos com o senhor X, que vai fazer uma visita ao dentista, e temos de controlar o seu carro desde que sai de casa até à rua que o levará ao seu destino.

Mas de seguida, numa espécie de paradoxo temporal, voltamos atrás no tempo, e a senhorita Y também está a sair de casa, e vai a caminho do seu local de trabalho. Mal começamos a controlar o seu carro, percebemos que o carro do senhor X passa na sua frente, quase causando um acidente entre as duas viaturas.


Se parece difícil com duas viaturas, imaginem quando percebemos que temos 13 pessoas para levar até aos seus destinos, todos eles cruzando os seus caminhos nas ruas da mesma área residencial, ainda para mais quando temos apenas 60 segundos para fazê-lo.

Para controlar um carro, apenas temos de tocar no lado esquerdo e direito do ecrã, o que faz com este vire na direcção pretendida. Há que ter cuidado no entanto, que como o jogo é visto de cima, o carro pode estar a vir de cima para baixo, e aí há que pensar que se virarmos o carro para a direita, este irá para a esquerda no ecrã, como é óbvio, e vice versa.


Este paradoxo temporal é uma delícia, porque temos de pensar muito bem nos caminhos a fazer com cada carro, para que deixemos o caminho livre, o máximo possível, para que os próximos carros que aí passem tenham espaço para não embaterem uns nos outros.

Se por acaso batermos com o nosso carro noutra viatura, ou mesmo contra uma parede, este ficará avariado e levará o dobro do tempo para chegar ao seu destino, custando-nos segundos preciosos. Nestes casos podemos consumir um segundo do nosso tempo, e voltar atrás no tempo para tentarmos levar novamente essa viatura por um caminho diferente até ao seu destino.


Da mesma forma que no jogo Smash Hit, também da Mediocre AB, os gráficos e o visual aqui apresentado é de extrema qualidade, assim como a banda sonora Jazz, que nos transmite uma certa calma, para contrariar um pouco todo o stress que o jogo nos imprime inevitavelmente.

O jogo é gratuito, mas como no Smash Hit, existe uma única compra in-app que nos permite continuar a partir dos Check Points, sempre que perdermos um jogo (não conseguir levar toda a gente até ao seu destino no tempo de 60 segundos). Imaginem que já vão no 3º nível do jogo, e se perderem, terão de voltar novamente a repetir o 1º nível, o 2º, até chegarem ao 3º nível.

É um bom compromisso, na medida em que o jogo não tem qualquer publicidade, e é com toda a certeza um jogo com uma enorme produção para ter esta excelente qualidade. Vale bem a pena, portanto, investir nesta compra in-app e ter acesso aos Check-Ins, que os seus criadores bem merecem pelo seu trabalho magnífico.

Vejam aqui em baixo o vídeo de apresentação oficial deste grande jogo onde temos de gerir o trânsito, um carro de cada vez.


Does not Commute na App Store (Brasil)

Does not Commute na App Store (Portugal)

Tamanho: 55.4 MB




Does not Commute - Rating: 4,5

Sem comentários :

Enviar um comentário