terça-feira, 30 de outubro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Monorama

Atenção que este jogo não é o Sudoku, mas tem raízes na ideia do Sudoku. Estou a falar de Monorama da ZealTopia Interactive, um jogo gratuito que chegou há pouco tempo à App Store e que nos põe a preencher uma grelha com números, enquanto queimamos neurónios no processo.


O nosso objectivo é preencher uma grelha com números, evitando ao mesmo tempo repetir algum número numa qualquer linha ou coluna. Faz lembrar o Sudoku neste aspecto, mas a mecânica de como preencher os números e a própria formação da grelha são algo novo e bem interessante neste Monorama.

A grelha tem sempre alguns números preenchidos para nos dar um ponto de partida para o jogo, e em alguns casos são a ajuda ideal para perceber quais as jogadas que não podemos fazer, ou que são obrigatórias fazer (como acontece no Sudoku), mas na maior parte das vezes tanto pode dar para um lado como para o outro, o que nos vai pôr a experimentar qual será o melhor caminho para chegar à solução.

Mas vamos à mecânica do jogo, pois é aqui que temos o verdadeiro quebra cabeças. No Sudoku podemos colocar números livremente nos espaços vazios, e só temos que nos preocupar em não repetir os números numa linha ou coluna, mas aqui em Monorama, temos de preencher os números a partir dos números que já estão presentes na grelha.


Se tivermos um número 3 por exemplo, podemos preencher um quadrado ao seu lado com um 2, e o quadrado ao lado do 2 com 1. A ideia é sempre a mesma, de um qualquer número presente na grelha pode sair para uma casa vazia ao seu lado o número imediatamente abaixo, e por aí fora.

Isto torna o jogo num grande desafio, e um bem viciante devo desde já dizer. Por vezes parece que estamos a jogar o Sudoku, mas na verdade é outra coisa bem diferente, e isso é muito positivo. Aviso já que o jogo não tem qualquer música, por isso só contamos com o efeito sonoro dos números a serem colocados.

É possível desbloquear os níveis mais avançados de imediato através de uma pequena compra in-app, e são mais de uma centena, ou então simplesmente resolver nível atrás de nível, que sempre que concluirmos um pacote de níveis, o pacote seguinte desbloqueia de forma automática. À medida que vamos avançando cresce o tamanho da grelha, e os números também começam a ser mais altos, o que nos obriga a perder ainda mais tempo em cada solução. Boa sorte!


Monorama na App Store

Tamanho: 16.7 MB



Sem comentários :

Enviar um comentário