quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Textual description of firstImageUrl

Stardew Valley

Eis que o famoso jogo de 2016 para PC e consolas chega finalmente ao iPhone e iPad. Para os fãs de farmville que procuram um jogo sério, com RPG à mistura, sem temporizadores e energias e porcarias freemium, Stardew Valley da Chucklefish Limited, é o jogo onde vão perder meses, e até anos da vossa vida, a construir uma quinta com animais e muita agricultura, e a viver também muitas outras aventuras em paralelo.


Não há dúvidas, os fãs de Stardew Valley falam mesmo muito bem deste jogo, e há até jogadores que o jogaram no PC, e depois nas consolas da Nintendo, e agora vão continuar a jogar num iPhone e iPad, especialmente porque é possível transferir o save game entre eles todos através do iTunes, para não perder o progresso começado há muito tempo atrás.

O jogo começa por nos contar a história de como o nosso avô nos deixa uma carta para abrirmos quando virmos que não encontramos mais sentido para a vida, e nos deparamos com uma quinta a precisar de grandes reparações, e uma vida no campo longe das cidades de betão e da tecnologia, onde teremos que cultivar os campos, criar animais, estabelecer relações com as pessoas que vivem na zona, fazer trocas comerciais, ou partir à aventura nas perigosas grutas.


Este é um jogo que vai crescendo e crescendo, cada vez que vamos para a cama dormir (no jogo), acordamos e há sempre coisas novas para fazer. Recuperar a quinta do nosso avô é apenas o começo de uma grande aventura, onde teremos que cultivar os campos, colocar as sementes na terra, regar todos os dias, pescar peixes no lago, e cozinhá-los para comer, ou mesmo vendê-los ao pescador, até à criação de animais para fazer trocas comerciais com o povo da vila.

Mas há muito mais para fazer, pois podemos falar com as pessoas da vila, para as conhecer melhor, para obter novas tarefas e aventuras a fazer, para conhecer uma alma gémea e até quem sabe casar com ela e constituir família, e participar dos vários eventos da comunidade.


Este é um mundo aberto sem grandes limites, pois podemo-nos até aventurar nas minas e grutas, à procura de tesouros, e onde teremos que combater monstros perigosos. Há que correr algum risco para obter as maiores recompensas, não é?

Há muita coisa a aprender no que toca à agricultura, onde temos o tempo a passar pelas diferentes estações, o que implica haver momentos ideais para diferentes tipo de cultivo. Podemos ir aprendendo a construir coisas novas, desde ferramentas, a armas, e a todo o tipo de coisas que podemos inclusive vender à comunidade para ganhar algum dinheiro extra.


Os responsáveis por este magnífico port para iOS estão atentos aos jogadores, e já prometeram modificar os controlos actuais para quando estamos a atacar algum monstro (que pode ser automático ou manual, mas que alguns pedem um simples joystick e botões para ser mais eficaz). O modo multijogador que está presente nas outras versões pode ser também algo a surgir lá mais para a frente, por isso há que estar atento às actualizações futuras.

Stardew Valley é um jogo que mal foi lançado se tornou num clássico, e as críticas sempre foram as melhores, inclusive as que já saíram desta versão para iOS. É um jogo para ficar uns bons anos num iPhone e iPad de qualquer pessoa que aprecie um bom jogo deste género, sem as porcarias que normalmente afectam a jogabilidade dos jogos freemium, como os temporizadores e energias e compras in-app. Aqui não há nada disso, apenas um mundo aberto para fazermos o que nos apetecer da nossa nova vida no campo.



Tamanho: 305.9 MB




Sem comentários :

Enviar um comentário