sábado, 5 de setembro de 2015

Textual description of firstImageUrl

Castling

Aqui está um jogo bem fora do comum, para os fãs de puzzles, quebra cabeças, e aficcionados do xadrez. Estou a falar de Castling da Oddlabs, um jogo onde temos de ajudar as peças brancas de xadrez a destronar o rei das peças pretas.



As peças neste jogo obedecem às regras de xadrez, nos seus movimentos, isto é, e como o cenário onde se movem é composto por quadrados, é como se estivessem a deslocar-se num tabuleiro de xadrez. O peão só se move em frente, o bispo apenas na diagonal, a rainha move-se por todo o lado o número de casas que quiser, e por aí fora.

O nosso objectivo é sempre eliminar o rei das peças pretas, tentando apanhar as 3 estrelas pelo caminho, ou então cumprir o objectivo especial que nos é pedido no início de cada desafio (e quando fazemos pause), o que normalmente implica conseguir eliminar o rei em muito menos jogadas, independentemente das estrelas.

Este não é o tabuleiro de xadrez normal, pois são 3 mundos diferentes, habitados pelas peças de xadrez, mas também por muros, pontes, rios, gelo, e todo o tipo de mecanismos que alteram a jogabilidade e movimento das nossas peças. Coisas como o gelo que faz com que uma peça deslize por ali fora até encontrar um obstáculo, ou mesmo interruptores que abrem portas e fazem descer e subir pontes levadiças.

O objectivo principal de eliminar o rei vai-se conseguindo com relativa facilidade, mas conseguir cumprir o objectivo extra, esse é que é o verdadeiro desafio, como se fosse uma espécie de nível de dificuldade diferente. Obter as estrelas todas pode ser canja, mas conseguir eliminar o rei num determinado número de jogadas, pode ser bem mais complicado.

Como efeitos sonoros temos todo o ambiente de cada um dos 3 mundos, barulho do vento e de animais, e como estímulo especial temos o som das peças quando lutam e morrem, e mesmo até quando perdemos e ouvimos as peças pretas a rirem-se de nós.

O jogo é universal, compatível com iPhone e iPad, e podem encontrá-lo pelo preço mais baixo de sempre (0,99€) na App Store. Não é necessário saber jogar xadrez para resolver estes deliciosos quebra cabeças, e é de facto uma boa maneira de passar o tempo, e mesmo para treinar o cérebro para os vários movimentos do xadrez.


Castling na App Store (Brasil)

Castling na App Store (Portugal)

Tamanho: 32.7 MB


Castling - Rating: 5

Sem comentários :

Enviar um comentário