segunda-feira, 7 de abril de 2014

Textual description of firstImageUrl

FireChat

Não faltam apps na App Store para troca de mensagens, sendo a WhatsApp a mais famosa delas todas no momento. Sejam quais forem as preferências dos utilizadores, nenhuma chega aos pés desta FireChat da Open Garden Inc., isto claro, se nos virmos de repente sem qualquer ligação à internet, que é coisa que não afecta esta app.




Pois é, imaginem-se num estádio de futebol, num concerto, ou num grande festival, onde muitas vezes não há  ligação à internet, ou esta está extremamente saturada com tantas ligações simultâneas. Liguem o Bluetooth ou o WiFi, e abram a FireChat, que num instante estarão a comunicar com outros utilizadores que tenham a app aberta e estejam por perto.

Com a chegada do iOS 7 aos iPhones a Apple activou uma funcionalidade fantástica, o suporte às redes MESH, que permite que cada iPhone crie e faça parte de uma rede única, onde cada um serve de repetidor, permitindo ligar utilizadores através de grande distâncias (desde que haja iPhones suficientes e bem distribuídos a uma distância mínima entre eles).

Na prática, eu activo a FireChat no meu iPhone, e até uma distância de 20 a 30 metros consigo estabelecer comunicação com outro utilizador que esteja por perto. Se houver vários utilizadores com a app activa, temos um efeito de rede que se espalha pela multidão, num concerto, na praia, no campismo, no metro, etc, etc.

A app permite que se estabeleça uma comunicação de certa forma privada, com utilizadores que estejam mais próximos da nossa localização (até 9 metros de preferência), ou então que se opte por comunicar logo com toda a gente que esteja ligada na rede.

Também é possível enviar fotos para um utilizador em particular, ou partilhá-lhas directamente no chat geral do grupo para que todos tenham acesso (ao estilo Air Drop, que temos disponível nos iPhones para transferência de ficheiros entre utilizadores).

A app é gratuita, não necessita de uma conta para login, pode ser usada para comunicar em casa, comunicar com outras pessoas em manifestações e outros eventos, e é uma daquelas ferramentas extremamente úteis a ter no iPhone, que pode dar jeito em qualquer situação, e até quem sabe, salvar vidas, num qualquer desastre onde se fique sem acesso às comunicações do costume.


FireChat na App Store (Brasil)

FireChat na App Store (Portugal)

Tamanho: 5.0 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário