quarta-feira, 30 de abril de 2014

Textual description of firstImageUrl

UP by Jawbone

Os wearables são a última moda, ainda para mais se vier de facto a caminho um iWatch da Apple, mas posso-vos dizer que é uma moda bem saudável, e que pode fazer maravilhas pelo nosso bem estar e saúde em geral. Pulseiras há muitas, mas ao nível de software, digamos que melhor que a app UP by Jawbone, é impossível.


Esta app é a acompanhante ideal e essencial para quem tiver uma pulseira UP ou a mais recente UP24, apesar de poder ser usada por qualquer curioso que tenha uma conta gratuita Jawbone.

O interface é uma delícia, com um design e uma usabilidade incrível, onde podemos ver de uma forma rápida quantas horas dormimos na noite passada e a percentagem a que ficamos do nosso objectivo pessoal, assim como qualquer actividade física que tenhamos registado e o número de passos (e mais uma vez a percentagem a que ficamos do objectivo pretendido).

Em cima temos botões para adicionar passos ou qualquer actividade física de forma manual, indicando a hora de começo e a sua duração, assim como o tipo de actividade e o esforço efectuado. O sono também pode ser adicionado manualmente, e até aquilo que comemos e bebemos, sendo possível aceder a um menu pré carregado de comes e bebes, com imagens e as respectivas calorias.

Em baixo temos uma linha do tempo, que nos mostra as actividades que fomos fazendo ao longo do dia, o nº de passos seguidos que demos num determinado momento, horas de sono, outras actividades, e até os sítios onde fomos comer (se sincronizarmos a app com a nossa conta do Foursquare).


É claro que com a pulseira no pulso, apenas temos de registar o que comemos e bebemos (se nos apetecer) e outras actividades físicas (natação, bicicleta, etc), que o resto é registado automaticamente, e os seus dados sincronizados com a app.

Seleccionando a barra dos passos, podemos ver de forma detalhada como correu o nosso dia, se estivemos muito tempo parados, as horas em que estivemos mais activos, e o número de passos que fomos dando ao longo do dia. A barra do sono também revela como foi passada a noite com algum detalhe, sendo possível ver a que horas adormecemos de facto, e o tempo que estivemos a dormir em sono leve e em sono profundo. A app vai-nos dando dicas diárias sobre como dormir melhor, baseada na qualidade do sono que vamos registando todas as noites.

Os objectivos que criamos são extremamente importantes (10.000 passos por dia, 8h de sono diárias, por exemplo), para que a app nos indique como nos estamos a portar, e nos dê dicas de como melhorar, ou nos aplauda pelos objectivos conquistados.

A app conta ainda com uma linha da vida onde podemos ver tudo o que fizemos minuto por minuto, uma secção com vários relatórios configuráveis, e uma secção onde podemos ver como estamos lado a lado com os nossos amigos.


Agora falando da pulseira propriamente dita. Temos duas pulseiras disponíveis neste momento, a pulseira Jawbone UP ou a Jawbone UP24, e a grande diferença entre as duas é mesmo a forma como sincronizar com a app. A UP tem de ser retirada do pulso e posteriormente inserida no jack dos headphones para fazer a sincronização, e a UP24 fá-lo sem fios através de Bluetooth, permitindo visualizar os dados na app em tempo real a qualquer momento. A UP24 tem uma bateria que dura até 7 dias sem carregar, e apesar da UP anunciar 10 dias, esses valores podem cair com o passar dos meses (pelo menos com as baterias das UP mais antigas).

Ambas as pulseiras têm imenso estilo, sendo muito fáceis de colocar no pulso, e não caiem com facilidade. Também são as que providenciam mais funcionalidades, comparando com várias pulseiras que existem no mercado. Passos, horas de sono (distinguindo sono leve de sono profundo), avisos de inactividade (a pulseira vibra ao fim de algum tempo para nos avisar que temos de nos mexer), alarmes vibratórios configuráveis, alarme inteligente para nos acordar de forma suave (e não acordar o nosso parceiro), e um excelente modo de sesta que nos acorda ao fim de alguns minutos se já tivermos dormido o tempo desejado.

É das poucas pulseiras que não tem ecrã, por isso o feedback tem de ser sempre através da app (o que não é problema nenhum com a UP24, pois sincroniza em tempo real sem fios ao abrirmos a app). Como são à prova de água (não recomendado para nadar), o único inconveniente acaba por ser sempre o mesmo de todas estas pulseiras, lembrarmo-nos de as pôr a carregar.

Seja como for, escolham a pulseira que escolherem, pelas apps que tenho visto, a UP by Jawbone é a melhor app que já tive oportunidade de experimentar, e devia ser o standard das apps para wearables. As dicas diárias baseadas na nossa actividade são espectaculares, e levam-nos mesmo a seguir um caminho mais saudável no nosso dia a dia.


UP by Jawbone na App Store (Brasil)

UP by Jawbone na App Store (Portugal)

Tamanho: 70.5 MB

Sem comentários :

Enviar um comentário