segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Textual description of firstImageUrl

Hipstamatic

Nos anos 80 foi criada uma máquina fotográfica com corpo e lentes de plástico chamada Hipstamatic 100, cuja missão principal e intuito dos seus criadores na altura era o de colocarem uma máquina fotográfica barata no mercado para que qualquer pessoa pudesse registar as suas memórias em imagens. Infelizmente só foram construídas 157 máquinas e poucas são as que chegaram aos dias de hoje num estado aceitável.


Esta app Hipstamatic da Synthetic Infatuation tenta recriar a experiência analógica de lidar com esta máquina, sendo possível trocar "manualmente" o filme, lentes e flash, obtendo depois fotos bem interessantes a fazer lembrar as fotos tiradas com as conhecidas Lomo.


Mal abrimos a app temos de colocar o iPhone na horizontal, pois temos perante nós a parte traseira da máquina onde podemos ver o botão disparador, o visor, o botão para activar o flash, e uma pequena ranhura que nos permite ver qual o filme que estamos a usar. 


O flash só funciona de facto no iPhone 4 (usa o led flash), enquanto que nos outros iPhones é simulado o seu efeito de luz na imagem final. Na versão mais recente da Hipstamatic podem ser disparadas até 9 fotos seguidas sem ser preciso aguardar para tirar novas fotos, o que não acontecia nas versões anteriores, onde tínhamos de esperar que cada foto fosse “revelada”.

Podemos ver também na traseira da máquina uma indicação do número de fotos que estão a ser processadas em background e também aceder às fotos que já foram tiradas, onde podemos partilhá-las por Email, no Facebook ou Flickr. 


Quando mudamos para a parte frontal da máquina temos aqui a opção de alternar entre as diferentes lentes, mudar os filmes e flash,  tendo disponíveis na app 3 tipos de lentes, 3 filmes e 2 flashs, podendo adquirir à posterior outros packs com filmes e lentes diferentes através de compras in-app. 


A possibilidade de combinações entre todos estes diferentes componentes permite-nos obter resultados tão loucos e divertidos que depressa esquecemos que estamos a usar uma câmara digital num telemóvel (podem ver aqui as várias combinações possíveis). 

A app conta ainda com uma opção de encomendar online impressões em papel das nossas fotos através do uso das stacks, que vêm depois impressas com muito boa qualidade e enviadas numa embalagem bem original.


Para os fãs das máquinas lomo e demais curiosos das fotos tiradas com as máquinas analógicas, podem adquirir esta Hipstamatic por 1,59€, e só posso dizer que vão muito bem servidos, que esta app vale isso e muito mais.

Passem pelo site hipstamatic.com para conhecerem melhor o mundo criado à volta desta máquina, bem como uma apresentação da app em funcionamento logo na página principal.

Sem comentários :

Enviar um comentário